Notícias > Artigos > Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos
​​​​
Março 21
Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos

Em pleno século XXI, volvidos 42 anos após a Revolução dos Cravos, continua a ser legítimo questionarmos se o progresso legislativo corresponde a um efetivo progresso nas opiniões? Foram superados os estereótipos sexuais? Alteraram-se os comportamentos? A uma igualdade de princípio corresponde já uma igualdade de facto? As respostas a estas perguntas são complexas. Para nos ajudar a abrir horizontes de resposta, as turmas P42, P50 e P51 estiveram à conversa com Mariana Morais e Joana Correia Santos, partidárias do PCP, pertencentes a duas gerações diferentes  que ao longo de duas horas partilharam com os alunos vivências referentes à sua luta pela igualdade de direitos e oportunidades, na sociedade portuguesa que se pretende mais justa e democrática. Por sua vez, os alunos interviram dando o seu testemunho em relação ao voto, aos políticos, referindo o seu desconhecimento em relação ao programa dos partidos e desconfiança em relação às boas intenções dos nossos governantes.

Globalmente, a sessão decorreu num ambiente de respeito pela pessoa, reconhecendo todos os presentes da importância de trabalhar a humanidade para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

No final, houve, ainda tempo para apreciar os trabalhos realizados pela turma P42 no âmbito do Dia Internacional da Mulher, homenagenando algumas das mulheres que, em situações adversas, não deixaram de travar a batalha pela igualdade de género.

 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.