Notícias > Artigos > Informações Gerais | Requisitos de Ingresso e Procedimentos para Candidatura e Matrícula
​​​​
Abril 10
Informações Gerais | Requisitos de Ingresso e Procedimentos para Candidatura e Matrícula

​Cursos disponíveis

  • ​Animador Sociocultural;
  • Técnico de Análise Laboratorial;
  • Técnico de Gestão;
  • Técnico de Gestão do Ambiente;
  • Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Calendarização:

  • Inscrições/Candidaturas - a partir de fevereiro;
  • 1ª Fase de Seleção - entre março e junho;
  • 2ª Fase de Seleção - entre agosto e setembro;
  • 1ª Fase de Matrículas - entre maio e julho;
  • 2ª Fase de Matrículas - entre agosto e setembro; 
  • Início do ano letivo - setembro.

Inscrições/Candidaturas:

A inscrição pode ser efetuada online, no icon "INSCREVE-TE JÁ", que se encontra visivel no canto superior direito da página da EPED.

Requisitos de Ingresso:

  • ​Escolaridade mínima: 9º ano ou equivalente;
  • Idade limite: Não ter completado os 20 anos de idade a 1 de setembro, no ano de ingresso.

Processo de Seleção:

  • Os/As candidatos/as serão convocados/as por ordem de inscrição;
  • O processo de seleção poderá ser objeto de entrevista, aos/às candidatos/as, até à total composição das turmas;
  • A aceitação de candidaturas está limitada ao preenchimento do número de vagas estabelecidas, de acordo com a legislação em vigor.

Processo de formalização da Matrícula:

Os/As candidatos/as aprovados/as, nas fases de seleção, poderão proceder de imediato à efetivação da matrícula, de acordo com as indicações que irão receber, via email.

Documentos a entregar/apresentar no ato da matrícula (devem ser apresentados os documentos originais):

  • Boletim de Matrícula, devidamente preenchido e assinado (pode ser adquirido nos Serviços de Secretaria da EPED), pelo/a Encarregado/a de Educação do/a aluno/a menor, ou pelo/a aluno/a maior de idade;
  • Apresentação do Cartão de Cidadão ou de outro Documento de Identificação;
  • Apresentação do Nº de Identificação Fiscal;
  • Apresentação do Nº de Identificação da Segurança Social;
  • Apresentação do Nº de Utente (SNS);
  • Apresentação do Boletim de Vacinas, atualizado;
  • Apresentação do Certificado de Habilitações, ou, no caso de não disponibilizar do mesmo, no ato da matrícula, este poderá ser apresentado, no limite, até ao início das atividades letivas;
  • Boletim de Candidatura à Ação Social Escolar (para alunos/as beneficiários/as do escalão A, B ou C, do Abono de Família);
  • Declaração comprovativa do escalão do Abono de Família, atualizada e validada, emitido pela Segurança Social ou pelos serviços competentes de Entidades Públicas.
Pagamentos a efetuar no ato da matrícula:
  • Emolumentos Administrativos: €50,00​;
  • Emolumento de Seguro Escolar: 
    • Gratuito para alunos/as menores de idade a 1 de setembro;
    • 1% do salário mínimo nacional em vigor, para alunos/as maiores de idade a 1 de setembro.
Duração da formação:
  • O ciclo de formação é de 3 anos letivos, de acordo com o Plano Curricular, de cada curso;
  • Disciplinas organizadas por módulos;
  • Formação em Contexto de Trabalho (estágio), de 600h;
  • Regime diurno.
Habilitações finais:

  • Certificado do Ensino Secundário com equivalência ao 12º ano de escolaridade, que permite o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior;
  • Diploma de Certificação e Qualificação Profissional de Nível IV da U.E., de acordo com o Quadro Nacional de Qualificação - QNQ e Quadro Europeu de Qualificação - QEQ, reconhecido por todos os Estados Membros, em conformidade com a Portaria nº 782/2009.


Para esclarecimentos adicionais contacte os Serviços Administrativos da EPED, para o email: info@copefap.pt ou, telefonicamente, através do nº 212946040 ou 961774103.

 
 




 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.