Home page
Julho 08
Informações Transporte Escolar 2020/2021 | 8/7/2020

 Serviço de Ação Social Escolar

Candidaturas ao Transporte Escolar 2020/2021

Residentes no Concelho de Almada

Informa-se todos/as os/as alunos/as, que residam no concelho de Almada e que não tenham obtido, na escola de origem, a declaração para a aquisição do passe 4_18, que devem proceder à entrega do processo de candidatura, sem a cópia do passe, que poderá ser apresentada, posteriormente, no dia 1 de setembro:

Devem, nestes casos, solicitar uma declaração para aquisição do passe 4_18, nos serviços administrativos da EPED, com a qual poderão fazer a aquisição do referido passe, a partir de 15 de agosto.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte os serviços administrativos da EPED, para o nº 212946040 ou, em alternativa, para o info@copefap.pt.

Julho 01
Portal das Matrículas - Vinculação dos candidatos ao 10º ano à EPED | 1/7/2020

Decorrente do Despacho Normativo 5/2020, de 21 de abril, devem, os/as Encarregados/as de Educação, dos/as candidatos/as à frequência do 10º ano da EPED, aceder Portal das Matrículas, aqui, para a vinculação oficial, junto da DGEstE, da sua matrícula a esta Escola Profissional, até ao dia 9 de julho de 2020.

A matrícula é apresentada, no referido portal, com recurso à autenticação, através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou, em alternativa, com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Para esclarecimento de todo o procedimento, neste âmbito, poderá ser consultado o Manual de Utilização para Encarregados de Educação.

No sentido de facilitar e orientar a leitura, destacam-se os pontos-chave, do referido documento, para o caso específico dos/as candidatos/as à EPED, conforme segue:

Chamada de atenção: Em todos os pontos, que o se apliquem à suituação do seu/sua educando/a, deve selecionar o botão "Não", para avançar.

1 - Login do/a Encarregado/a de Educação

Poderá aceder ao Portal das Matrículas com recurso à autenticação através do cartão cidadão, chave móvel digital ou, em alternativa, com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. De acordo com a opção, siga as indicações para continuar.

2 - Área de Aplicação e de Notificações

Selecione "Matrículas", faça as suas opções e siga as indicações para contin​uar.

3 - Nova Matrícula ou Renovação da Matrícula

Selecione "Nova Matrícula ou Renovação" e siga as indicações para continuar.

3.1 - Consentimento

Faça as suas opções de consentimento e autorização e siga as indicações para continuar.

3.2 - Dados do/a Encarregado/a de Educação

Preencha os seus dados e siga as indicações para continuar.

3.3 - Dados Gerais do/a Aluno/a

Preencha os dados do/a seu/sua educando/a e siga as indicações para continuar.

3.4 - Dados da Matrícula

Preencha a informação referente à situação, do/a seu/sua educando/a, no ano anterior e no ano letivo em que se pretende matrícular e siga as indicações para continuar.

3.4.24 - Pedido de Matrícula - Cursos Profissionais

Opte pela EPED, em primeira ordem de preferência, uma vez que o seu/sua educando/a já se encontra matriculado/a na nossa Escola Profissional e siga as indicações para continuar.

A título de informação, a EPED é uma escola do Ensino Particular e Cooperativo, que deve ser selecionada no Ponto: Indicar Regime de Ensino" - Nível de Ensino: Secundário. A EPED leciona, exclusivamente, Cursos Profissionais de Nível IV. 

  • Indique o regime de ensino:
    • Nível de Ensino: Secundário;
    • Optar por "não" no campo que indica ensino artístico especializado.
  • Indique detalhe de componente de ensino:
    • ​Secundário;
    • Ensino particular e cooperativo;
    • Modalidade ou programa de ensino: Cursos profissionais;
    • Tipo de curso/ciclo: escolher a área de formação correspondente ao curso;
    • Cursos: escolher o curso;
    • Tipo: escolher o ano a frequentar no ano letivo 2020/2021.

3.5 - Comprovativos

Analise os documentos a apresentar e opte de acordo com a sua preferência. 

Se não autorizar as interconexões de dados, o número de comprovativos a anexar pode diminuir. São no máximo 8 e no mínimo 0.

Todos os comprovativos, inerentes ao processo de matricula, que não tenham sido apresentados no ato da matrícula presencial, poderão ser enviados, para os serviços administrativos da EPED, via email, para secretaria@eped.pt ou entregues, presencialmente, até dia 1 de setembro de 2020. 

Autorize o envio do comprovativo da matrícula, via correio eletrónico, para poder, no final deste processo, receber o mesmo por esta via.

Siga as indicações para continuar.

3.6 - Confirmar Dados

Faça as suas opções e submeta a matrícula, selecionando o botão "Submeter" e siga as indicações para continuar.

3.6.1 - Editar Informação da Matrícula

Para confirmação e eventual alteração da informação prestada, após o preenchimento completo dos passos da matrícula, poderá saltar, diretamente, para o ecrã com os passos completamente preenchidos, selecionando a informação que pretende alterar. 

Após a edição dos dados e feitas eventuais alterações, selecione o botão "Guardar", para confirmar as mesmas. Se optar por "Cancelar", a informação pré-existente permanece ativa.

Siga as indicações para continuar.

3.7 Submeter a Matrícula

Após a confirmação, de todos os dados preenchidos, deve submeter o pedido de matrícula.

Surge uma janela denominada "Responsabilidades" em que:

  • aceita a submissão da matrícula;
  • assume inteira responsabilidade, pela veracidade das declarações prestadas e de eventuais documentos apresentados.
Depois de aceitar as duas situações, nas caixas situadas à esquerda, deverá carregar no botão "Confirmar".

Siga as indicações para continuar.

Segudamente, surge a informação: "Processo Submetido com Sucesso"

Depois de submeter o processo de matrícula, poderá obter um comprovativo, em PDF, que pode imprimir ou guardar.

No caso de ter autorizado o envio do comprovativo de matrícula, via correio eletrónico, poderá selecionar essa opção, carregando no botão "Sim".

Poderá, em alternativa, selecionar "Obter Comprovativo", para o guardar.

Solicita-se que o comprovativo da matrícula, obtido através do Portal das Matrículas, seja enviado para os Serviços Administrativos, para secretaria@eped.pt, para conclusão do processo de matrícula.

Nota:

Relembra-se que, no caso de não ter apresentado o Certificado de Habilitações, de conclusão do 9º ano, no ato da matrícula efetuada, presencialmente, nos Serviços Administrativos da EPED, este deve ser apresentado, presencialmente, ou via correio eletrónico, impreterivelmente, até ao início do ano letivo. Este documento deve ser solicitado na Secretaria da escola que frequentou previamente.

No caso de subsistir alguma dúvida, deverá contactar os Serviços Administrativos da EPED, no horário de expediente, através do telefone 212946040.

Junho 29
Turmas Finalistas - Devolução de Manuais Escolares - SASE | 29/6/2020
​Os/as alunos/as finalistas, beneficiários/as de Ação Social Escolar, deverão proceder à devolução dos manuais escolares, no Centro de Recursos, nos dias 16, 20, 21, 22, 23 e 24 de julho de 2020, das 9h30/12h30 e das 14h/16h30.

Caso o(s) manual(ais) tenham anotações, as mesmas deverão ser previamente apagadas.

Mais se informa que, de acordo com o Despacho nº 921/2019, que aprova o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares,

(...)"O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, podem optar por não devolver o(s) manual(ais, devendo, nesse caso, pagar o valor capa dos livros não devolvidos;

A devolução de manuais em mau estado implica o pagamento do valor de capa do manuel, exceto quando o manual já tenha atingido o tempo de vida útil da reutilização, sem prejuízo do dispoto no nº 4, do artigo 10.º do Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho, alterado pelo Despacho nº 5296/2017, de 16 de junho, retificado pela Declaração de Retificação nº 451/2017, de 11 de julho, e pelo Despacho nº 7255/2018, de 31 julho." (...)

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, contactem o Serviço de Ação Social Escolar.


Junho 24
Projeto "Passa a Outro e Não ao Mesmo!" | 24/6/2020

solidário/a e participa neste projeto.

Hoje partilhas os teus livros e amanhã poderás ser tu a usufruir desta rede social de partilha.​

Podes entregar os manuais escolares, de que já não precisas, no dia em que fores renovar a tua matrícula.

A EPED agradece a tua colaboração.

passa a outro e não ao mesmo20.png 


Junho 24
1º e 2º anos | Devolução de Manuais Escolares do SASE | 24/6/2020
Informa-se os/as alunos/as, beneficiários/as de Ação Social Escolar, que receberam, neste âmbito, os seus manuais escolares, que devem proceder à sua devolução, de acordo com as seguintes indicações:
  • 1º e 2º anos - de 7 a 14 de julho de 2020 (de acordo com o dia/horário indicados, para a renovação da matrícula, da respetiva turma);
  • Devem entregar os manuais no Centro de Recursos.
De acordo com a legislação em vigor e conforme as indicações recebidas, no ato de levantamento dos manuais escolares, os mesmos terão que ser devolvidos, sem qualquer anotação, a lápis ou caneta e em devidas condições de reutilização. 

Mais se informa que, de acordo com o Despacho nº 921/2019, que aprova o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares,

(...)"O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, podem optar por não devolver o(s) manual(ais, devendo, nesse caso, pagar o valor capa dos livros não devolvidos;

A devolução de manuais em mau estado implica o pagamento do valor de capa do manuel, exceto quando o manual já tenha atingido o tempo de vida útil da reutilização, sem prejuízo do dispoto no nº 4, do artigo 10.º do Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho, alterado pelo Despacho nº 5296/2017, de 16 de junho, retificado pela Declaração de Retificação nº 451/2017, de 11 de julho, e pelo Despacho nº 7255/2018, de 31 julho." (...)

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, contactem o Serviço de Ação Social Escolar.​



Junho 24
Acesso ao Ensino Superior em Instituições Públicas por diplomados de nível IV | 23/6/2020

Informa-se que a Portaria nº 150/2020, de 22 de junho, que procede à terceira alteração da Portaria nº 181-D/2015que regulamenta os  concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o nível secundário de educação por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados , nos termos do Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril.

De acordo com a introdução do documento, estes novos concursos respondem ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior e à necessária adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso ao ensino superior, respondendo ainda ao peso crescente que as vias profissionalizantes do ensino secundário assumem. Nota-se que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário, estimando-se que venham a superar mais de metade dos graduados pelo ensino secundário até 2030.

Junho 19
Acesso ao Ensino Superior - Concursos Especiais para titulares de Cursos Profissionais | 19/06/2020
Informa-se que, para além do concurso normal de acesso ao ensino superior a que quem aceder os diplomados com cursos profissionais, este ano irá haver um concurso especial, através de concursos locais, cujas regras estão divulgadas pelos despachos publicados em Diário da República, que tendo em vista o esclarecimento e informação dos alunos do 3º ano, se partilham de seguida:

Depacho nº 6343-B/2020

Estabelece, para o ano letivo 2020/2021, as vagas para ingresso nos ciclos de estudo de licenciatura e integrados de mestrado, em cada par instituição/ciclo de estudos, através de concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior e dos concursos de mudança de curso e de transferência para o 1º ano curricular.

Despacho nº 6343-C/2020

Determina as orientações para a fixação de vagas para o concurso nacional de acesso e concursos locais de acesso no ano letivo 2020/2021. 


Junho 16
Auxílios Económicos 2020/2021 | 16/6/2020

 

Serviço de Ação Social Escolar

 ​Candidatura a Ação Social Escolar 2020/2021

 

Quem se pode candidatar?

Todos/as os/as alunos/as matriculados/as e posicionados nos escalões 1, 2 e 3 do abono de família, nos termos do Despacho n.º 7255/2018, de 31 de julho.

Como é determinado o escalão da Ação Social Escolar (ASE)?

O escalão da ASE é determinado pelo escalão do abono de família em que cada agregado familiar se encontra posicionado.

Qual o período de candidatura?

escalões.png 

1.ª Fase - até 16 de julho;

Tendo em conta a situação provocada pelo novo coronavírus COVID-19, existe a necessidade de evitar aglomerados de pessoas, no recinto escolar e nos serviços, motivo pelo qual foi criado um calendário, de entrega das candidaturas, que pode ser consultado infra e que deve ser rigorosamente cumprido. Solicitando-se que, no acesso ao recinto escolar e aos serviços, para segurança de todos, sejam seguidas as indicações dos funcionários.

2.ª Fase - de 1 a 30 de setembro (para alunos que efetuem a sua matrícula depois do prazo indicado para a 1ª fase).

novas entradas (reposicionamentos, transferências efetuados depois do prazo indicado para a 2ª fase) - ao longo do ano letivo.

Onde se entrega a candidatura?

No Serviço de Ação Social Escolar da EPED.

Como se formaliza a candidatura?

Através da entrega/apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulario de Candidatura Auxilios Economicos.pdfFormulario de Candidatura Auxilios Economicos, devidamente preenchido e assinado pelo/a aluno/a maior de idade ou pelo/a Encarregado/a de Educação do/a aluno/a menor de idade; 
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou por entidade pública competente, com indicação do escalão do abono de família, atribuído ao/à aluno/a, devidamente atualizada e com a assinatura validada; 
  • Documento comprovativo do Nº de Identificação Bancário (NIB) do/a aluno/a ou Encarregado/a de Educação.

Agregados familiares cujos elementos estejam desempregados/as há 3 ou mais meses devem entregar uma declaração comprovativa dessa situação, emitida pelo Centro de Emprego onde se encontram inscritos (no caso de alunos/as posicionados/as no 2º escalão do abono de família).

​Entrega dos processos de candidaturas a auxílios económicos

No sentido de poderem ser cumpridos os requisitos de segurança no âmbito do Plano de Contingência da EPED, a receção das candidaturas, no Serviço de Ação Social Escolar da EPED, procedeu-se a uma calendarização para todos/as os/as alunos/as. 

Deste modo, os/as alunos/as que irão frequentar, no ano letivo 2020/2021, o 2º e 3º anos, a entrega das candidaturas foi agendada por turma. Deste modo, as turmas em questão, deverão proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização, conforme segue:

Calendarização da receção das candidaturas a auxílios económicos

Turmas 2º e 3º anos

Calendário 2º e 3º  anos.png

A receção das candidaturas dos/as alunos/as que irão frequentar o 1º ano foi agendada por curso, pelo que devem proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização que segue:

Calendarização da receção das candidaturas a auxílios económicos

1º ano

Calendário 1º ano.png 

Para qualquer questão ou informação adicional, contacte o Serviço de Ação Social Escolar. 

Relembra-se que, no acesso ao recinto escolar e durante a permanência no mesmo, é obrigatório o uso de máscara. Só é permitido o acesso ao recinto escolar do/a aluno/a e de um acompanhante (Encarregado/a de Educação).

A EPED agradece a compreensão. ​

 

Junho 15
Informações Transporte Escolar 2020/2021 | 15/6/2020

 Serviço de Ação Social Escolar

Candidaturas ao Transporte Escolar 2020/2021

Quais os/as alunos/as da EPED abrangidos?

De acordo com o estipulado no quadro de competências das autarquias, são abrangidos/as todos/as os/as alunos/as, desde que:

  • A paragem de transp​​​orte público que serve a área da sua residência diste a 4km ou mais deste Estabelecimento de Ensino;​
  • ​Tenham idade igual ou inferior a 18 anos, aquando do início do ano letivo a que respeita a sua candidatura.

Alunos/as residentes fora do Concelho de Almada

Se a EPED não for a escola mais próxima da área de residência do/a aluno/a, este fato deverá ser justificado por uma das duas situações a seguir indicadas:

  • ​Falta de vaga na escola mais próxima da área de residência;
  • Inexistência do curso pretendido na escola pública, mais próxima da área de residência.

Terá de ser entregue comprovativo da justificação apresentada (por falta de vaga ou inexistência do curso).

As situações de continuidade serão analisadas, caso a caso, pelas autarquias.

Qual o valor do subsidio de transporte escolar?

Para os/as alunos/as a frequentar o ensino secundário o subsídio de transporte é, previsivelmente, igual a 50% do custo dos transportes, de acordo com o Plano Municipal de Transportes Escolares em vigor.

Qual o período de candidatura?

Para alunos/as residentes no concelho de Almada, que deverão efetuar a sua candidatura, através da EPED, à Câmara Municipal de Almada, nos seguintes prazos:

1ª Fase - até dia 16 de julho;

Tendo em conta a situação provocada pelo novo coronavirus COVID-19, existe a necessidade de evitar aglomerados de pessoas no recinto escolar e nos serviços, motivo pelo qual foi criado um calendário de entrega das candidaturas, que pode ser consultado infra e que deve ser rigorosamente cumprido. Solicitando-se que, no acesso ao recinto escolar e aos serviços, para segurança de todos, sejam seguidas as indicações dos funcionários.

2ª Fase - de 1 a 30 de setembro (para alunos que efetuem a sua matrícula depois do prazo indicado para a 1ª fase).

novas entradas (reposicionamentos, transferências efetuados depois do prazo indicado para a 2ª fase) - ao longo do ano letivo.

Os/As alunos/as residentes fora do concelho de Almada, deverão efetuar a sua candidatura à respetiva autarquia, podendo proceder à consulta dos procedimentos e obtenção dos formulários de candidatura nos sites destas em:

Câmara Municipal do Seixal

https://servicosonline.cm-seixal.pt/?src=MyNetFormBD.asp&intmenu=10638&formato=SPO_menu_10638

Câmara Municipal de Sesimbra

https://www.sesimbra.pt/pages/1077?news_id=6773

Onde se entrega a candidatura? 

No Serviço de Ação Social Escola​r da EPED, para as candidaturas ao Transporte Escolar da CM de Almada.

Nos serviços das CM do Seixal ou CM de Sesimbra, para alunos que residam fora do concelho de Almada.

Como se formaliza a candidatura?

Alunos/as residentes no concelho de Almada

​Através da entrega/apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário -Transportes Escolares 2020.pdfFormulário - Transportes Escolares 2020-2021.pdf (formato editável), devidamente preenchido e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação do/a aluno/a menor de idade ou pelo/a aluno/a maior de idade;
  • Cópia, legível e na mesma folha, do Cartão de Cidadão, Autorização de Residência ou Passaporte;
  • Recibo da Água atualizado, em nome do Encarregado/a de Educação, pai ou mãe ou, atestado de residência com a descrição do agregado familiar, que pode ser solicitado na Junta de Freguesia da sua área de residência;
  • Cópia, legível e na mesma folha, do Passe Lisboa Viva 4_18;
  • Declaração para o 4_18 com indicação do escalão do ASE (a solicitar no Serviço de Ação Social Escolar da EPED).

Os processos de candidatura ao Transporte Escolar são encaminhados para a Câmara Municipal de Almada, para deferimento, até dia 23 de julho.

A Câmara Municipal de Almada comunica o despacho até ao início das atividades letivas, com o envio das listagens dos processos dos/as alunos/as deferidos e indeferidos.

Os/as alunos/as cujos processos de candidatura foram deferidos devem solicitar, no Serviço de Ação Social Escolar, informações relativas ao procedimento de pagamento e carregamento do passe, no caso de utilizarem a TST e, os/as alunos/as que utilizam o MTS, devem solicitar a requisição de aquisição do título de transporte correspondente.

Prevê-se que esta informação esteja disponível, até dia 10 de setembro.

Prazos de Pagamento e Carregamento do Passe da TST / Levantamento da Requisição do MTS:

  • ​O pagamento do título de transporte da TST: a partir de 26 de cada mês;
  • Carregamento do passe da TST: durante a primeira semana de cada mês;
  • Levantamento da requisição do MTS: durante a primeira semana de cada mês.

Não serão carregados passes e/ou entregues requisições para o MTS fora dos prazos indicados, devendo os/as alunos/as tratar, atempadamente, da regularização dos processos em questão.

Alunos/as residentes fora do Concelho de Almada

Os/as alunos/as devem tratar da sua candidatura, junto dos serviços de Transporte Escolar, das respetivas câmaras, nos seguintes prazos:

1.ª Fase - até 31 de julho;

2.ª Fase - de 1 a 30 de setembro (para alunos que efetuem a sua matrícula, na escola, com declaração comprovativa da mesma, depois do prazo indicado para a 1ª fase).

novas entradas (reposicionamentos, transferências efetuados depois do prazo indicado para a 2ª fase) - ao longo do ano letivo.


Entrega dos processos de candidaturas ao Transporte Escolar da Câmara Municipal de Almada


No sentido de poderem ser cumpridos os requisitos de segurança no âmbito do Plano de Contingência da EPED, a receção das candidaturas, no Serviço de Ação Social Escolar da EPED, procedeu-se a uma calendarização para todos/as os/as alunos/as. 

Deste modo, os/as alunos/as que irão frequentar, no ano letivo 2020/2021, o 2º e 3º anos, a entrega das candidaturas foi agendada por turma. Deste modo, as turmas em questão, deverão proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização, conforme segue:

Calendarização 2º e 3º anos.png

Os/as alunos/as, que irão frequentar o 1º ano, que ainda não tenham passe, devem solicitar na secretaria da escola que frequentam, a declaração para o passe 4_18, de que necessitam poderem proceder à emissão do mesmo, nos serviços da TST ou da Fertagus. 

Os alunos/as que já utilizem o referido passe devem verificar a validade do mesmo, antes de proceder à entrega de cópia deste documento na sua candidatura.

A receção das candidaturas dos/as alunos/as que irão frequentar o 1º ano foi agendada por curso, pelo que devem proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização que segue:

Calendarização 1º ano.png 
Para qualquer questão ou informação adicional, contacte o Serviço de Ação Social Escolar.

Relembra-se que, no acesso ao recinto escolar e durante a permanência no mesmo, é obrigatório o uso de máscara. Só é permitido o acesso ao recinto escolar do/a aluno/a e de um acompanhante (Encarregado/a de Educação).

A EPED agradece a compreensão.​


Junho 02
Provas e Exames Nacionais 2020 - Informações Adicionais | 2-6-2020

​Informa-se que, no âmbito da realização das Provas e Exames Nacionais 2020, deve ser consultada a Norma02_2020.pdfNorma02_2020.pdf, na qual poderão ser verificadas as instruções precisas para a realização / classificação / reapreciação e reclamação das Provas e Exames do Ensino Secundário. 

Em caso de interesse, poderão aceder ao sítio da Direção Geral de Educação, onde se encontra disponível o Modelo 02. de Requerimento para alteração de escola


 

1 - 10Seguinte