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Agosto 05
Encerramento para férias do pessoal de 5 a 17 de agosto de 2020

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Poderá contactar telefonicamente através do nº 21 294 60 40.   

Agradecemos a compreensão.


Julho 16
Provas de Aptidão Profissional - PAP | Apresentações do Ciclo de Formação 2017/2020 | 16/07-2020

Decorrem, entre 20 e 24 de julho de 2020, as "Apresentações Orais e Defesas das Provas de Aptidão Profissional (PAP)", dos alunos finalistas dos vários cursos.

Atendendo a todas as recomendações da DGS, as provas serão apresentadas, sem público convidado, sendo somente possível a presença do/a aluno/a.

Desejamos, a todos/as os/as alunos/as, o maior sucesso!

Provas de Aptidão Profissional (PAP)

Ciclo de Formação 2017/2020

Apresentações Orais

Calendario PAP Portal.png





 
 
 

Julho 08
Informações Transporte Escolar 2020/2021 | 8/7/2020

 Serviço de Ação Social Escolar

Candidaturas ao Transporte Escolar 2020/2021

Residentes no Concelho de Almada

Informa-se todos/as os/as alunos/as, que residam no concelho de Almada e que não tenham obtido, na escola de origem, a declaração para a aquisição do passe 4_18, que devem proceder à entrega do processo de candidatura, sem a cópia do passe, que poderá ser apresentada, posteriormente, no dia 1 de setembro:

Devem, nestes casos, solicitar uma declaração para aquisição do passe 4_18, nos serviços administrativos da EPED, com a qual poderão fazer a aquisição do referido passe, a partir de 15 de agosto.

Para o esclarecimento de dúvidas, contacte os serviços administrativos da EPED, para o nº 212946040 ou, em alternativa, para o info@copefap.pt.

Julho 01
Portal das Matrículas - Vinculação dos candidatos ao 10º ano à EPED | 1/7/2020

Decorrente do Despacho Normativo 5/2020, de 21 de abril, devem, os/as Encarregados/as de Educação, dos/as candidatos/as à frequência do 10º ano da EPED, aceder Portal das Matrículas, aqui, para a vinculação oficial, junto da DGEstE, da sua matrícula a esta Escola Profissional, até ao dia 9 de julho de 2020.

A matrícula é apresentada, no referido portal, com recurso à autenticação, através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou, em alternativa, com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Para esclarecimento de todo o procedimento, neste âmbito, poderá ser consultado o Manual de Utilização para Encarregados de Educação.

No sentido de facilitar e orientar a leitura, destacam-se os pontos-chave, do referido documento, para o caso específico dos/as candidatos/as à EPED, conforme segue:

Chamada de atenção: Em todos os pontos, que o se apliquem à suituação do seu/sua educando/a, deve selecionar o botão "Não", para avançar.

1 - Login do/a Encarregado/a de Educação

Poderá aceder ao Portal das Matrículas com recurso à autenticação através do cartão cidadão, chave móvel digital ou, em alternativa, com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. De acordo com a opção, siga as indicações para continuar.

2 - Área de Aplicação e de Notificações

Selecione "Matrículas", faça as suas opções e siga as indicações para contin​uar.

3 - Nova Matrícula ou Renovação da Matrícula

Selecione "Nova Matrícula ou Renovação" e siga as indicações para continuar.

3.1 - Consentimento

Faça as suas opções de consentimento e autorização e siga as indicações para continuar.

3.2 - Dados do/a Encarregado/a de Educação

Preencha os seus dados e siga as indicações para continuar.

3.3 - Dados Gerais do/a Aluno/a

Preencha os dados do/a seu/sua educando/a e siga as indicações para continuar.

3.4 - Dados da Matrícula

Preencha a informação referente à situação, do/a seu/sua educando/a, no ano anterior e no ano letivo em que se pretende matrícular e siga as indicações para continuar.

3.4.24 - Pedido de Matrícula - Cursos Profissionais

Opte pela EPED, em primeira ordem de preferência, uma vez que o seu/sua educando/a já se encontra matriculado/a na nossa Escola Profissional e siga as indicações para continuar.

A título de informação, a EPED é uma escola do Ensino Particular e Cooperativo, que deve ser selecionada no Ponto: Indicar Regime de Ensino" - Nível de Ensino: Secundário. A EPED leciona, exclusivamente, Cursos Profissionais de Nível IV. 

  • Indique o regime de ensino:
    • Nível de Ensino: Secundário;
    • Optar por "não" no campo que indica ensino artístico especializado.
  • Indique detalhe de componente de ensino:
    • ​Secundário;
    • Ensino particular e cooperativo;
    • Modalidade ou programa de ensino: Cursos profissionais;
    • Tipo de curso/ciclo: escolher a área de formação correspondente ao curso;
    • Cursos: escolher o curso;
    • Tipo: escolher o ano a frequentar no ano letivo 2020/2021.

3.5 - Comprovativos

Analise os documentos a apresentar e opte de acordo com a sua preferência. 

Se não autorizar as interconexões de dados, o número de comprovativos a anexar pode diminuir. São no máximo 8 e no mínimo 0.

Todos os comprovativos, inerentes ao processo de matricula, que não tenham sido apresentados no ato da matrícula presencial, poderão ser enviados, para os serviços administrativos da EPED, via email, para secretaria@eped.pt ou entregues, presencialmente, até dia 1 de setembro de 2020. 

Autorize o envio do comprovativo da matrícula, via correio eletrónico, para poder, no final deste processo, receber o mesmo por esta via.

Siga as indicações para continuar.

3.6 - Confirmar Dados

Faça as suas opções e submeta a matrícula, selecionando o botão "Submeter" e siga as indicações para continuar.

3.6.1 - Editar Informação da Matrícula

Para confirmação e eventual alteração da informação prestada, após o preenchimento completo dos passos da matrícula, poderá saltar, diretamente, para o ecrã com os passos completamente preenchidos, selecionando a informação que pretende alterar. 

Após a edição dos dados e feitas eventuais alterações, selecione o botão "Guardar", para confirmar as mesmas. Se optar por "Cancelar", a informação pré-existente permanece ativa.

Siga as indicações para continuar.

3.7 Submeter a Matrícula

Após a confirmação, de todos os dados preenchidos, deve submeter o pedido de matrícula.

Surge uma janela denominada "Responsabilidades" em que:

  • aceita a submissão da matrícula;
  • assume inteira responsabilidade, pela veracidade das declarações prestadas e de eventuais documentos apresentados.
Depois de aceitar as duas situações, nas caixas situadas à esquerda, deverá carregar no botão "Confirmar".

Siga as indicações para continuar.

Segudamente, surge a informação: "Processo Submetido com Sucesso"

Depois de submeter o processo de matrícula, poderá obter um comprovativo, em PDF, que pode imprimir ou guardar.

No caso de ter autorizado o envio do comprovativo de matrícula, via correio eletrónico, poderá selecionar essa opção, carregando no botão "Sim".

Poderá, em alternativa, selecionar "Obter Comprovativo", para o guardar.

Solicita-se que o comprovativo da matrícula, obtido através do Portal das Matrículas, seja enviado para os Serviços Administrativos, para secretaria@eped.pt, para conclusão do processo de matrícula.

Nota:

Relembra-se que, no caso de não ter apresentado o Certificado de Habilitações, de conclusão do 9º ano, no ato da matrícula efetuada, presencialmente, nos Serviços Administrativos da EPED, este deve ser apresentado, presencialmente, ou via correio eletrónico, impreterivelmente, até ao início do ano letivo. Este documento deve ser solicitado na Secretaria da escola que frequentou previamente.

No caso de subsistir alguma dúvida, deverá contactar os Serviços Administrativos da EPED, no horário de expediente, através do telefone 212946040.

Junho 29
Turmas Finalistas - Devolução de Manuais Escolares - SASE | 29/6/2020
​Os/as alunos/as finalistas, beneficiários/as de Ação Social Escolar, deverão proceder à devolução dos manuais escolares, no Centro de Recursos, nos dias 16, 20, 21, 22, 23 e 24 de julho de 2020, das 9h30/12h30 e das 14h/16h30.

Caso o(s) manual(ais) tenham anotações, as mesmas deverão ser previamente apagadas.

Mais se informa que, de acordo com o Despacho nº 921/2019, que aprova o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares,

(...)"O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, podem optar por não devolver o(s) manual(ais, devendo, nesse caso, pagar o valor capa dos livros não devolvidos;

A devolução de manuais em mau estado implica o pagamento do valor de capa do manuel, exceto quando o manual já tenha atingido o tempo de vida útil da reutilização, sem prejuízo do dispoto no nº 4, do artigo 10.º do Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho, alterado pelo Despacho nº 5296/2017, de 16 de junho, retificado pela Declaração de Retificação nº 451/2017, de 11 de julho, e pelo Despacho nº 7255/2018, de 31 julho." (...)

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, contactem o Serviço de Ação Social Escolar.


Junho 24
Projeto "Passa a Outro e Não ao Mesmo!" | 24/6/2020

solidário/a e participa neste projeto.

Hoje partilhas os teus livros e amanhã poderás ser tu a usufruir desta rede social de partilha.​

Podes entregar os manuais escolares, de que já não precisas, no dia em que fores renovar a tua matrícula.

A EPED agradece a tua colaboração.

passa a outro e não ao mesmo20.png 


Junho 24
1º e 2º anos | Devolução de Manuais Escolares do SASE | 24/6/2020
Informa-se os/as alunos/as, beneficiários/as de Ação Social Escolar, que receberam, neste âmbito, os seus manuais escolares, que devem proceder à sua devolução, de acordo com as seguintes indicações:
  • 1º e 2º anos - de 7 a 14 de julho de 2020 (de acordo com o dia/horário indicados, para a renovação da matrícula, da respetiva turma);
  • Devem entregar os manuais no Centro de Recursos.
De acordo com a legislação em vigor e conforme as indicações recebidas, no ato de levantamento dos manuais escolares, os mesmos terão que ser devolvidos, sem qualquer anotação, a lápis ou caneta e em devidas condições de reutilização. 

Mais se informa que, de acordo com o Despacho nº 921/2019, que aprova o Manual de Apoio à Reutilização de Manuais Escolares,

(...)"O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, podem optar por não devolver o(s) manual(ais, devendo, nesse caso, pagar o valor capa dos livros não devolvidos;

A devolução de manuais em mau estado implica o pagamento do valor de capa do manuel, exceto quando o manual já tenha atingido o tempo de vida útil da reutilização, sem prejuízo do dispoto no nº 4, do artigo 10.º do Despacho nº 8452-A/2015, de 31 de julho, alterado pelo Despacho nº 5296/2017, de 16 de junho, retificado pela Declaração de Retificação nº 451/2017, de 11 de julho, e pelo Despacho nº 7255/2018, de 31 julho." (...)

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, contactem o Serviço de Ação Social Escolar.​



Junho 24
Acesso ao Ensino Superior em Instituições Públicas por diplomados de nível IV | 23/6/2020

Informa-se que a Portaria nº 150/2020, de 22 de junho, que procede à terceira alteração da Portaria nº 181-D/2015que regulamenta os  concursos especiais de ingresso no ensino superior para os estudantes que tenham concluído o nível secundário de educação por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados , nos termos do Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril.

De acordo com a introdução do documento, estes novos concursos respondem ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior e à necessária adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso ao ensino superior, respondendo ainda ao peso crescente que as vias profissionalizantes do ensino secundário assumem. Nota-se que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário, estimando-se que venham a superar mais de metade dos graduados pelo ensino secundário até 2030.

Junho 19
Acesso ao Ensino Superior - Concursos Especiais para titulares de Cursos Profissionais | 19/06/2020
Informa-se que, para além do concurso normal de acesso ao ensino superior a que quem aceder os diplomados com cursos profissionais, este ano irá haver um concurso especial, através de concursos locais, cujas regras estão divulgadas pelos despachos publicados em Diário da República, que tendo em vista o esclarecimento e informação dos alunos do 3º ano, se partilham de seguida:

Depacho nº 6343-B/2020

Estabelece, para o ano letivo 2020/2021, as vagas para ingresso nos ciclos de estudo de licenciatura e integrados de mestrado, em cada par instituição/ciclo de estudos, através de concursos especiais para acesso e ingresso no ensino superior e dos concursos de mudança de curso e de transferência para o 1º ano curricular.

Despacho nº 6343-C/2020

Determina as orientações para a fixação de vagas para o concurso nacional de acesso e concursos locais de acesso no ano letivo 2020/2021. 


Junho 16
Auxílios Económicos 2020/2021 | 16/6/2020

 

Serviço de Ação Social Escolar

 ​Candidatura a Ação Social Escolar 2020/2021

 

Quem se pode candidatar?

Todos/as os/as alunos/as matriculados/as e posicionados nos escalões 1, 2 e 3 do abono de família, nos termos do Despacho n.º 7255/2018, de 31 de julho.

Como é determinado o escalão da Ação Social Escolar (ASE)?

O escalão da ASE é determinado pelo escalão do abono de família em que cada agregado familiar se encontra posicionado.

Qual o período de candidatura?

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1.ª Fase - até 16 de julho;

Tendo em conta a situação provocada pelo novo coronavírus COVID-19, existe a necessidade de evitar aglomerados de pessoas, no recinto escolar e nos serviços, motivo pelo qual foi criado um calendário, de entrega das candidaturas, que pode ser consultado infra e que deve ser rigorosamente cumprido. Solicitando-se que, no acesso ao recinto escolar e aos serviços, para segurança de todos, sejam seguidas as indicações dos funcionários.

2.ª Fase - de 1 a 30 de setembro (para alunos que efetuem a sua matrícula depois do prazo indicado para a 1ª fase).

novas entradas (reposicionamentos, transferências efetuados depois do prazo indicado para a 2ª fase) - ao longo do ano letivo.

Onde se entrega a candidatura?

No Serviço de Ação Social Escolar da EPED.

Como se formaliza a candidatura?

Através da entrega/apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulario de Candidatura Auxilios Economicos.pdfFormulario de Candidatura Auxilios Economicos, devidamente preenchido e assinado pelo/a aluno/a maior de idade ou pelo/a Encarregado/a de Educação do/a aluno/a menor de idade; 
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou por entidade pública competente, com indicação do escalão do abono de família, atribuído ao/à aluno/a, devidamente atualizada e com a assinatura validada; 
  • Documento comprovativo do Nº de Identificação Bancário (NIB) do/a aluno/a ou Encarregado/a de Educação.

Agregados familiares cujos elementos estejam desempregados/as há 3 ou mais meses devem entregar uma declaração comprovativa dessa situação, emitida pelo Centro de Emprego onde se encontram inscritos (no caso de alunos/as posicionados/as no 2º escalão do abono de família).

​Entrega dos processos de candidaturas a auxílios económicos

No sentido de poderem ser cumpridos os requisitos de segurança no âmbito do Plano de Contingência da EPED, a receção das candidaturas, no Serviço de Ação Social Escolar da EPED, procedeu-se a uma calendarização para todos/as os/as alunos/as. 

Deste modo, os/as alunos/as que irão frequentar, no ano letivo 2020/2021, o 2º e 3º anos, a entrega das candidaturas foi agendada por turma. Deste modo, as turmas em questão, deverão proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização, conforme segue:

Calendarização da receção das candidaturas a auxílios económicos

Turmas 2º e 3º anos

Calendário 2º e 3º  anos.png

A receção das candidaturas dos/as alunos/as que irão frequentar o 1º ano foi agendada por curso, pelo que devem proceder à entrega, de toda a documentação, no dia e horário indicados na calendarização que segue:

Calendarização da receção das candidaturas a auxílios económicos

1º ano

Calendário 1º ano.png 

Para qualquer questão ou informação adicional, contacte o Serviço de Ação Social Escolar. 

Relembra-se que, no acesso ao recinto escolar e durante a permanência no mesmo, é obrigatório o uso de máscara. Só é permitido o acesso ao recinto escolar do/a aluno/a e de um acompanhante (Encarregado/a de Educação).

A EPED agradece a compreensão. ​

 

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