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Junho 01
Devolução de Manuais Escolares 2022/2023

Informa-se os/as alunos/as, beneficiários de Ação Social Escolar no ano letivo 2022/2023, que devem proceder à devolução dos manuais escolares que receberam, no âmbito da sua candidatura a Auxílios Económicos, a partir de 26 de junho e até aos prazos abaixo indicados.

Os manuais devem ser devolvidos sem anotações, que devem ser previamente apagadas.

A não restituição dos manuais escolares ou a sua devolução em mau estado de conservação impede a atribuição de apoio no ano letivo 2023/2024 e a eventual objeto de restituição do valor dos mesmos, em conformidade com a legislação em vigor.

prazo devolução.png 

A devolução dos manuais escolares será efetuada na sala da Capela (rés do chão do edifício principal), no seguinte horário:

manhã: 10h30 às 13h30

tarde:   14h30 às 16h30

Os/as alunos/as que necessitem manter em seu poder, o(s) manual(ais) escolares de disciplinas nas quais tenham que realizar a recupeação de módulos, deverão informar, presencialmente, o SASE, para que possa ser registado o motivo da não entrega correspondente. Logo que realizada a recuperação, os/as alunos/as deverão proceder à devida devolução dos manuais escolares em falta.

Para qualquer esclarecimento adicional deverá​ ser contactado o SASE, presencialmente ou telefonicamente, através do nº geral: 212946040.

Junho 01
Candidatura a AUXÍLIOS ECONÓMICOS | ASE 2023/2024

Informa-se os/as alunos/as, que se encontram a frequentar, no ano letivo 2022/2023, os 1º e 2º anos, posicionados nos escalões A, B ou C, do Abono de Família, que deverão proceder à apresentação das suas candidaturas a Auxílios Económicos entre 1 e 30 de junho de 2023.

A candidatura a Auxílios Económicos, de alunos/as candidatos/as à EPED, pela 1ª vez (para o 1º ano, do ano letivo 2023/2024), posicionados nos escalões A, B ou C, do Abono de Família, decorre até 8 de setembro de 2023. 

Documentos necessários:

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo(a) Encarregado(a) de Educação, disponível, para levantamento, no Serviço de Ação Social Escolar (SASE);
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou, no caso de funcionários públicos, pela entidade patronal, que ateste o escalão do Abono de Família, devidamente atualizada;
  • Apenas para alunos posicionados no 2º escalão do Abono de Família:
    • ​Se um dos progenitores se encontrar desempregado há 3 ou mais meses, deverá apresentar uma declaração comprovativa dessa situação, com data atual, emitida pelo Centro de Emprego.
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Determinação do escalão da ASE:

Em regra, o escalão da ASE é determinado pelo escalão do Abono de Família, em que o agregado se encontra posicionado.

Escalão do Abono de Família

Escalão da ASE

1

A

2

B

3

C

Situações Especiais:

Escalão do Abono de Família

Situação

Escalão da ASE

2

O aluno que beneficia de medidas adicionais, nos termos do artigo 10º, do DL 54/2018, 06.07

A

2

Progenitor desempregado há 3 ou mais meses, enquanto perdurar essa situação

A



Valor dos apoios:

Alimentação – Refeitório

Escalão

Comparticipação da ASE

Valor da Refeição

Suportado pelo aluno

A

100%

0,00€

B

50%

0,73€

C

-

1,46€

Outros

-

1,46€


Manuais Escolares

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

147,00€

B

73,50€

C

36,75€

Outros

-


Os/As alunos/as com direito a comparticipação para manuais escolares devem verificar, na Lista de Manuais Adotados para o Ano Letivo 2023/2024, a ser disponibilizada a partir de 31 de julho de 2023, no Portal da EPED, se têm em seu poder algum dos manuais escolares adotados e devem informar o SASE dessa situação. O SASE irá proceder à distribuição dos manuais escolares, de acordo com a disponibilidade existente na Bolsa de Manuais Escolares do serviço. Os/As alunos/as, cujas candidaturas foram deferidas, que se encontra disponível para conuslta, na Secretaria, a partir de 6 de setembro de 2023, serão convocados/as para o levantamento dos manuais escolares atribuídos, entre 11 e 22 de setembro de 2023, devendo estar atentos/as ao Portal da EPED, no qual irá ser publicitada a calendarização das entregas. 

Material Escolar

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

16,00€

B

8,00€

C

-

Outros

-


Os/As alunos/as, com direito a comparticipação para material escolar, poderão proceder livremente à sua aquisição e deverão apresentar a devida fatura original, em seu nome e com o seu Número de Identificação Fiscal, no Serviço de Ação Social Escolar, até ao dia 25 de setembro de 2023.


Visitas de Estudo

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

20,00€

B

10,00€

C

-

Outros

-



O escalão da ASE atribuído ao/à aluno/a, aquando da candidatura, pode ser alterado posteriormente?  

SIM Caso ocorra alguma alteração ao escalão do Abono de Família e, neste caso, deverá ser entregue nova declaração comprovativa do escalão do Abono de Família, no SASE, para a devida atualização.


ATENÇÃO:
Só serão aceites candidaturas que apresentem os impressos totalmente preenchidos e assinados.
Só serão considerados processos que derem entrada, presencialmente, neste serviço, dentro do prazo indicado.

NOTA:
As informações prestadas poderão sofrer alterações em função da atualização das diretrizes do Ministério da Educação.


Para esclarecimentos e informações adicionais deverá ser contactado o SASE: Contacto telefónico: 212946040 | Email: info@copefap.pt
Maio 31
TRANSPORTE ESCOLAR - Alunos/as residentes no Concelho de Almada | CANDIDATURA E RENOVAÇÃO DE CANDIDATURA 2023/2024

Informa-se os/as alunos/as, residentes no concelho de Almada, que poderão formalizar a sua candidatura ou RENOVAÇÃO da mesma, ao Transporte Escolar para o Ano Letivo 2023/2024, entre 1 e 30 de junho de 2023, junto do Serviço de Ação Social Escolar (SASE) da EPED.

Quais os/as alunos/as abrangidos/as?

De acordo com o estipulado no quadro de competências da autarquia são abrangidos/as todos/as os/as alunos/as, que residam no concelho de Almada, desde que:

  1. A paragem de transporte público, que serve a área da sua residência, diste a 3km ou mais das instalações da EPED;
  2. Tenham até 18 anos de idade, aquando o início do ano letivo a que respeita a sua candidatura.

Qual o valor do subsídio de transporte escolar?

Para os/as alunos/as a frequentar o ensino secundário, que tenham procedido, atempadamente, à formalização da sua candidatura ao Transporte Escolar para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Almada irá comparticipar o custo dos transportes, de acordo com o Plano Municipal de Transportes Escolares em vigor, no referido ano letivo.

Qual o período de candidatura?

Os/as alunos/as deverão efetuar a sua candidatura ou renvoação da mesma, através da EPED, à Câmara Municipal de Almada, nos seguintes prazos:

1ª fase - até 30 de junho (alunos/as a frequentar, no presente ano letivo, os 1º e 2º anos);

2ª fase - no limite, até 29 de setembro (alunos/as que se encontram a efetivar a matrícula, na EPED, pela primeira vez, para o ano letivo 2023/2024).

Apenas quando se verifiquem transferências de escola ou novos ingressos na EPED, que sejam efetuadas depois do prazo indicado para a 2ª fase, serão consideradas candidaturas ao transporte escolar de alunos residentes no concelho de Almada, no ato da efetivação da matrícula e ao longo do ano letivo.

Como se formaliza a candidatura?

A formalização da candidatura é efetuada através da entrega dos seguintes documentos, no SASE, nos prazos previamente indicados:

  • Formulário de Candidatura ao Transporte Escolar - CM de Almada (disponível para aquisição no SASE), devidamente preenchido e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação do/a aluno/a menor de idade ou pelo/a aluno/a maior de idade;
  • Cópia, legível, na mesma folha, do Cartão de Cidadão/Autorização de Residência ou Passaporte e do Cartão do Passe Lisboa Viva 4_18;
  • Recibo da Água, atualizado, em nome do pai ou da mãe. Em alternativa, poderá ser apresentado um Atestado de Residência, com a descrição do agregado familiar, na qual deverá constar o nome do/a aluno/a (poderá ser solicitado na Junta de Freguesia da área de residência, devidamente atualizado) ou o comprovativo de Domicílio Fiscal, do/a aluno/a e do/a Encarregado/a de Educação deste (poderá ser obtido através do site das Finanças);
  • Declaração para o Passe 4_18, com indicação do escalão da Ação Social Escolar (poderá ser solicitada no SASE da EPED).

Os processos de candidatura ao Transporte Escolar serão encaminhados, para aprovação, aos serviços da Câmara Municipal de Almada, que irá comunicar o seu despacho, previsivelmente, até ao dia 8 de setembro de 2023, dos processos de candidatura deferidos e não deferidos.

Os/As alunos/as cujos processos de candidatura foram deferidos devem solicitar, no SASE, as informações relativas ao procedimento para o pagamento e carregamento dos seus títulos de transporte, no caso de se deslocarem em autocarro (TST). Os/as alunos/as que utilizam o Metro de Superfície (MTS), devem solicitar a requisição de aquisição do título de transporte correspondente.

Prevê-se que esta informação esteja disponível, no limite, até ao dia 8 de setembro de 2023.

Prazos de pagamento e carregamento do Passe da TST / Levantamento da requisição do MTS:

  • Carregamento do passe da TST: a partir do dia 26 de cada mês e durante a primeira semana de cada mês seguinte;
  • Levantamento da requisição do MTS: a partir do dia 26 de cada mês e durante a primeria semana de cada mês seguinte.

Não serão carregados passes e/ou entregues requisições fora dos prazos indicados, devendo os/as alunos/as tratar, atempadamente, da regularização dos processos em questão.

ATENÇÃO:

Todos/as os/as alunos/as, com idade até 18 anos, devem solicitar, atempadamente, no SASE, a Declaração 4_18, preenchida e carimbada pelos serviços, que irá permitir a validação do perfil de estudante, logo no início de setembro, no sentido de evitar constrangimentos no carregamento dos seus títulos de transporte. Esta validação deve ser efetuada nos serviços de apoio ao cliente da Fertagus, MTS ou Carris.

Para informações adicionais e/ou esclarecimentos poderá ser contactado o SASE, presencialmente ou, telefonicamente, através do nº 212946040 ou, ainda, por email: info@copefap.pt.​

Maio 26
Matrículas 2023/2024 | PORTAL DAS MATRÍCULAS | Procedimentos e Orientações

Informa-se os alunos matriculados para frequência do 1º ano (10º ano), no Ano Letivo 2023/2024, que, decorrente da matrícula efetuada na EPED, deverão proceder à efetivação da sua matrícula, no Portal das Matrículas, ao qual poderão aceder "AQUI"

Normas sobre a formalização da matrícula, no Portal das Matrículas

O Despacho-Normativo n.º 6/2018 (republicado pelo Despacho-Normativo n.º 10-B/2021, de 12 de abril) estabelece os procedimentos da matrícula e respetivas renovações para o ensino secundário. 

O Calendário das matrículas e respetivas renovações para o ensino secundário para o ano letivo de 2023/2024 é especificado nDespacho nº 4506-A/2023, de 13 de abril.

No caso das renovações de matrícula, estas dividem-se entre as que são automáticas, quando se trata dos "(...) anos escolares subsequentes ao da primeira matrícula no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e até à conclusão do ensino secundário, em qualquer uma das suas ofertas educativas (...)" e as não automáticas, quando se refere à "(...) renovação de matrícula para cada início de ciclo e a renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de educação ou ensino (...)".

Assim, apenas se consideram renvoações automáticas aquelas que ocorrem em anos não iniciais de ciclo e que não impliquem transferência de estabelecimento de ensino.

São consideradas renovações não automáticas as renovações nos anos iniciais de ciclo (10º ano) e as renovações que impliquem transferência de estabelecimento de ensino.

As renovações não automáticas são de caráter obrigatório e devem ser registadas e tramitadas no Portal das Matrículas, disponível conforme calendarização infra:

Calendário para as situações obrigatórias de matrícula:

10º e/ou 1º EP

15 a 20 de julho de 2023

Indicações e Procedimentos


Apresentação do Pedido

O pedido de matrícula é apresentado, obrigatoriamente, via Internet, na aplicação Portal das Matrículas, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação:

  • cartão de cidadão, chave móvel digital; ou
  • credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Em situações muito excecionais de total falta de acesso a estes equipamentos, o pedido poderá ser apresentado presencialmente nos serviços administrativos das Escolas, nas quais os alunos completaram o 9º ano ou na qual esteve a frequentar outro nível de escolaridade (10º, 11º ou 12º anos), seguindo as seguintes indicações:

  • O Encarregado de Educação terá sempre que se fazer acompanhar da documentação necessária e da senha de acesso ao Portal das Finanças;
  • No ato da matrícula, o Encarregado de Educação indica, por ordem de preferência, 5 Estabelecimentos de Ensino, escolhendo a frequência pretendida;
  • A EPED é uma escola do ensino particular e cooperativo, por esse motivo, deve ser selecionada a opção de "Ensino Particular", para que possa ser selecionada a nossa Escola e o Curso no qual o aluno se encontra matriculado.

Deverá ser contactada a Escola que o aluno frequentou para conclusão do 9º ano ou na qual esteve a frequentar outro nível de escolaridade (10º, 11º ou 12º anos), no sentido de obter informações, relativamente aos horários e disponibilidade dos serviços, que poderá funcionar sob marcação prévia, bem como indicações de procedimento, no âmbito deste processo.


Documentação Necessária

No ato da matrícula, são necessários os seguintes elementos relativamente ao aluno:

  • Documento de Identificação do aluno;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF), no caso de o terem atribuído;
  • Dados relativos à composição do agregado familiar, por último validados pela Autoridade Tributária;
  • Número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS)/Beneficiário;
  • Identificação da Entidade e Número relativo ao Subsistema de Saúde, se aplicável;
  • Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
  • Declaração da Segurança Social, para alunos beneficiários da prestação social de Abono de Família, dos escalões A (1), B (2) ou C (3).

Relativamente aos Encarregados de Educação, serão necessários os seguintes elementos:

  • Documento de Identificação, para indicação do tipo e do número;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF), no caso de o terem atribuído;
  • Contactos, morada, data de nascimento, habilitações.


Toda a informação relativa à documentação necessária, para efeitos de matrícula, encontra-se acessível no formulário disponibilizado no Portal das Matrículas, na área de comprovativos a anexar e que deve ser consultado em "Procedimentos relativos à Matrícula no Portal das Matrículas".​

O Portal disponibiliza, para orientação, o Manual do Encarregado de Educação, no qual é explicada a utilização do Portal, para as renovações não automáticas, ao qual poderá aceder "AQUI"


As listas de alunos admitidos serão disponibilizadas no Portal das Matrículas de acordo com a seguinte calendarização:

10º e/ou 1º ano EP

1 de agosto de 2023

No caso de subsistir alguma dúvida ou se necessitar de informações adicionais, deverá contactar os serviços da EPED, telefonicamente, para o nº 21 294 60 40.
Maio 09
SEMANA ABERTA DA EPED - Mostra de Cursos e Profissiões 2023

​A EPED abre as suas portas aos alunos das escolas do ensino básico e secundário, do concelho de Almada, Seixal e Sesimbra, para a 17ª edição da SEMANA ABERTA - Mostra de Cursos e Profissões 2023, entre 8 e 12 de maio.

No dia 12 de maio, a partir das 14h30 e até às 19h30, a Mostra estará acessível a toda a comunidade, candidatos que pretendam conhecer a nossa escola e encarregados de educação. 

Juntem-se a nós!

Cartaz teste.jpg 
 
 

Abril 04
EXAMES NACIONAIS E PROVAS 2022/2023 (em atualização)

Exames Nacionais e Provas Finais

Decorrente da publicação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário (Anexo II do Despacho Normativo nº 4-B/2023), informa-se que foram estabelecidos os seguintes prazos de inscrição:

Destaca-se a informação constante do Artigo 16º ponto 1 do regulamento em apeço:

”A realização de exames finais nacionais ocorre apenas nas disciplinas que sejam eleitas como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior..."


Calendários de exames finais nacionais do ensino secundário

Calendário da 1ª fase

1ª fase.png 
Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e PLNM: de 19 de junho a 6 de julho.

Afixação de pautas: 17 de julho.

Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 10 de agosto.


Calendário da 2ª fase

2ª fase.png 
 

Período de aplicação da componente de produção e interação orais das Línguas Estrangeiras e PLNM: de 20 de julho a 31 de julho.

Afixação de pautas: 4 de agosto.

Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: 28 de agosto. 


Pré-requisitos

Consulte as deliberações da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior sobre pré-requisitos. Para deliberações sobre outros assuntos consulte o índice de deliberações​

Deliberação n.º 379/2022, de 25/03 fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2022/2023.


Informações / Procedimentos / Legislação informativa adicional

Informações e procedimentos

Leia, atentamente, as informações e procedimentos relativos aos Exames e Provas Nacionais 2022/2023, acedendo ao documento informativo - Exames Nacionais - em.pdfdocumento informativo - Exames Nacionais - em.pdf

Legislação informativa adicional

O Decreto-Lei nº 22/2023, de 3 de abril, estabelece, para o ano letivo de 2022/2023, medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação de disciplinas, conclusão dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário e acesso ao ensino superior.

O Despacho Normativo nº 4-B/2023, de 3 de abril, altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, para o ano letivo de 2022/2023.

Despacho n.º 3232-B/2023, de 10 de março​ altera o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário de provas e exames para os anos letivos de 2022/2023 e de 2023/2024.

Consulte Carta de Solicitação ao IAVE, que determina as provas de avaliação externa a aplicar no biénio de 2023/2024.


Utilização de máquinas de calcular

O ofício nº 36520/2022/DGE-DSC-DES​, descreve os critérios de utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2022/2023.

Consulte a "Lista exemplificativa" - não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais –2022/2023.


Links Úteis

IAVE (Gabinete de Avaliação Educacional)

DGES​ (Direção-Geral do Ensino Superior)

JNE (Júri Nacional de Exames)


Sugestão

Consulte as Provas e Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário 

Fique atento e consulte os exemplos de provas para ambientação gráfica - aqui.

Porderá consultar os ficheiros das últimas provas realizadas (2021/2022), os respetivos critérios de classificação e outros ficheiros adicionais, quando existam, acedendo aqui.

Aceda ao «Arquivo de Provas», onde poderá consultar os instrumentos de avaliação externa concebidos no âmbito da missão do IAVE, I.P., desde 1997, ano em que foi criado o GAVE, ao qual sucedeu o IAVE, I.P., em 2013.​

Março 21
Ano Letivo 2023/2024 | INSCRIÇÕES ABERTAS!

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Janeiro 11
Qualidade na EPED

Ótimas notícias!

Temos o prazer de divulgar os resultados dos inquéritos sobre o grau de satisfação dos alunos relativamente aos serviços da EPED,  no ano letivo 2021/2022. Estão à altura das nossas melhores expectativas!

Obrigado a todos, e esperamos dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido.​


Gráficos.png


Novembro 16
Saramago 100
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​​Ler Saramago não é fácil. As palavras, os ambientes e a cadência que oferece ao leitor são, muitas vezes, cruéis, imundos, obscenos, viscerais. Saramago provoca náuseas, riso, terror, espanto, ternura. Saramago obriga o leitor a ter a coragem de experimentar ambientes em que falta a humanidade no Homem. É por isso que Saramago faz falta: porque exige ao seu leitor a procura pelo humanismo, pela empatia e pelo respeito. Há cem anos, hoje e sempre. Obrigada, Saramago: pelo Nobel e pela lucidez.

Obrigada aos professores que partilharam as suas leituras.

Obrigada ao aluno Joel O., do Curso de Animador Sociocultural, pelo dedicado e exigente trabalho de edição.​​

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Setembro 20
Candidatura a Bolsa de Mérito 2022/2023 | Alunos ASE - Escalões A e B

​Está a decorrer, até ao dia 26 de setembro de 2022, no âmbito da Ação Social Escolar, a candidatura à "Bolsa de Mérito" para o Ano Letivo 2022/2023. 

Podem candidatar-se à atribuição da Bolsa de Mérito os alunos matriculados que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:

  1. Tenham efetuado a candidatura a Auxílios Económicos, no presente ano letivo, que beneficiem dos escalões A e B, do Abono de Família, de acordo com a legislação aplicável.
  2. Tenham obtido aprovação em todas as disciplinas/módulos do plano de estudos, do ano de escolaridade anterior e classificação média anual de:

    • ​​​​Igual ou superior a 4 valores, arredondado às unidades, para alunos do 1º ano, que tenham concluído o 9º ano ou equivalente;
    • Igual ou superior a 14 valores, arredondado às unidades, para alunos que concluíram o 10º e 11º anos.

Documentos a apresentar:

  • Formulário de Candidatura (a solicitar na Secretaria da EPED), devidamente preenchido e assinado pelo Encarregado de Educação;
  • Certificado de Habilitações de conclusão do 9º ano, com a descrição de avaliação de todas as disciplinas (para alunos a frequentarem o 1º ano - a ser solicitado nos serviços administrativos das Escolas onde concluíram o 9º ano de escolaridade) - os alunos dos 2º e 3º anos não têm que apresentar este documento;
  • Registo Biográfico do aluno (a ser solicitado, por alunos do 1º ano, nos serviços administrativos das Escolas onde concluíram o 9º ano de escolaridade), os alunos dos 2º e 3º anos não têm que apresentar este documento;
  • Declaração da Segurança Social comprovativa do escalão do Abono de Família;
  • Nº de Identificação Bancária (IBAN), do aluno ou Encarregado de Educação do aluno (em suporte de papel).

O prazo de apresentação da candidatura deve ser cumprido, impreterivelmenteaté à data indicadanão sendo consideradas candidaturas apresentadas posteriormente.

As candidaturas serão objeto de análise pelo Serviço de Ação Social Escolar e despacho da Direção da EPED, sendo os resultados serão afixados, na Secretaria, até ao final do mês de outubro.

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