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| Informa-se que, durante o mês de agosto de 2024, o Serviço de Secretaria da EPED estará a funcionar de 2ª a 6ª-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
Assuntos a serem tratados com a Tesouraria da EPED, deverão ser regularizados até 31 de julho de 2024.
Mais se informa que a escola estará encerrada na na semana de 12 a 16 de agosto de 2024.
Para quaisquer informações ou esclarecimentos deverá ser contactada a Secretaria, telefonicamente, através do nº 2129406040 ou por email: info@copefap.pt.
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| Informa-se que, a formalização das matrículas (APENAS PARA CANDIDATOS/AS AO 10º ANO), para o ano letivo 2024/2025, é efetuada no PORTAL DAS MATRÍCULAS, nas seguintes situações:
Prazo das matrículas para o ano letivo 2024/2025:
15 a 20 de julho de 2024
(antes de iniciar o acesso ao Portal das Matrículas, leia com atenção as informações abaixo)
Pré-requisitos técnicos necessários:
Antes de inicar o processo de matrícula o/a encarregado/a de educação deverá efetuar a sua autenticação, no Portal das Matrículas, podendo utilizar, para tal:
Cartão de Cidadão;
- Chave Móvel Digital;
- Credenciais de acesso aos Sistemas da Autoridade Tributária.
Documentação que deve ter consigo antes de iniciar a matrícula:
Para que o processo decorra sem qualquer problema recomenda-se:
Informações adicionais importantes:
A EPED é uma escola privada, do ensino particular e cooperativo, pelo que deve ser selecionada a opção "ensino privado", para poder ser visualizada a devida listagem das escolas e dos cursos profissionais correspondentes.
As aplicações externas aqui propostas são da responsabilidade de terceiros e a EPED não poderá ser responsabilizada por quaisquer incompatibilidades, perdas ou danos eventualmente resultantes da sua utilização (embora não esperados).
Para o esclarecimento de dúvidas ou informações complementares, poderá ser contactado o Serviço de Secretaria da EPED, através dos nºs 212946040 ou 961774103.
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| Em
conformidade com a legislação em vigor, informa-se todos/as os/as alunos/as
beneficiários/as de Ação Social Escolar, no ano letivo 2023/2024, que tenham
recebido os seus manuais escolares, a título de empréstimo, através do SASE,
que devem proceder à devolução dos mesmos, dentro do prazo e de acordo com a
calendarização abaixo:
Nota:
No período entre 1 e 10 de julho, os manuais escolares podem ser devolvidos num
dia/hora diferente daquele marcado para a turma, caso não existam
constrangimentos no atendimento, no seguinte horário:
manhã: 10h30 às 13h30
tarde: 14h30 às 16h30
Os manuais escolares recebidos, no âmbito da ASE, devem ser
devolvidos sem anotações, que devem ser previamente apagadas.
A não restituição dos manuais escolares ou a sua
devolução em mau estado de conservação impede a atribuição de apoio no ano
letivo 2024/2025 e poderá ser objeto de eventual restituição do valor correspondente aos
mesmos, de acordo com a legislação em vigor.
Os/as alunos/as que necessitem manter em seu poder algum(ns) manual(ais) escolar(es) de alguma(s) disciplina(s) na(s) qual(is) tenham que realizar a recuperação de módulos, deverão informar o SASE presencialmente, para que possa ser registado o motivo da não entrega.
Logo
que realizada a recuperação, os/as alunos/as deverão proceder à devida
devolução dos manuais escolares em falta.
Para qualquer esclarecimento adicional deverá ser
contactado o SASE, presencialmente ou telefonicamente, através do nº geral:
212946040.
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| Informa-se os/as alunos/as, que se encontram a frequentar, no ano letivo 2023/2024, os 1º e 2º anos, que poderão proceder à apresentação das suas candidaturas a Auxílios Económicos até 30 de junho de 2024, caso beneficiem dos escalões 1, 2 ou 3 do Abono de Família.
A candidatura a Auxílios Económicos, de alunos/as candidatos/as à EPED, pela 1ª vez (para o 1º ano, do ano letivo 2024/2025), posicionados nos escalões 1, 2 ou 3, do Abono de Família, decorre até 8 de setembro de 2024.
Documentos necessários:
- Formulário de candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação, disponível, para levantamento, no Serviço de Ação Social Escolar (SASE);
- Declaração emitida pela Segurança Social ou, no caso de funcionários públicos, pela entidade patronal, que ateste o escalão do Abono de Família, devidamente atualizada;
- Apenas para alunos posicionados no 2º escalão do Abono de Família:
- Se um dos progenitores se encontrar desempregado há 3 ou mais meses, deverá apresentar, uma declaração comprovativa dessa situação, com data atual, emitida pelo Centro de Emprego.
Determinação do escalão da ASE:
Em regra, o escalão da ASE é determinado pelo escalão do Abono de Família, em que o agregado se encontra posicionado.
Escalão do Abono de Família |
Escalão da ASE |
1 |
A |
2 |
B |
3 |
C |
Situações Especiais:
Escalão do Abono de Família |
Situação |
Escalão da ASE |
2 |
O/A aluno/a que beneficia de medidas adicionais, nos termos do artigo 10º, do DL 54/2018, 06.07 |
A |
2 |
Progenitor desempregado há 3 ou mais meses, enquanto perdurar essa situação |
A |
Valor dos apoios:
Alimentação – Refeitório
Escalão |
Comparticipação da ASE |
Valor da Refeição
Suportado pelo/a aluno/a |
A |
100% |
gratuito |
B |
50% |
0,73€ |
C |
- |
1,46€ |
Outros |
- |
1,46€ |
Manuais Escolares
Escalão |
Comparticipação anual da ASE |
A |
147,00€ |
B |
73,50€ |
C |
36,75€ |
Outros |
- |
Os/As alunos/as com direito a comparticipação para manuais escolares devem verificar, na Lista de Manuais Adotados para o Ano Letivo 2024/2025, a ser disponibilizada a partir de 31 de julho de 2024, no Portal da EPED, se têm em seu poder algum/ns dos manuais escolares adotados e devem informar o SASE, previamente, dessa situação, para que não lhes seja atribuídos manuais escolares que não necessitem.
O SASE irá proceder à distribuição dos manuais escolares, de acordo com a disponibilidade existente na Bolsa de Manuais Escolares do serviço. Os/As alunos/as, cujas candidaturas foram deferidas, cuja listagem se encontra disponível para consulta, na Secretaria, a partir de 09 de setembro de 2024, serão convocados/as para o levantamento dos manuais escolares atribuídos, entre 16 e 20 de setembro de 2024, devendo consultar o Portal da EPED, no qual irá ser publicitada a calendarização das entregas.
Material Escolar
Escalão |
Comparticipação anual da ASE |
A |
16,00€ |
B |
8,00€ |
C |
- |
Outros |
- |
Todos/as os/as alunos/as, com direito a comparticipação para material escolar (beneficiários/as dos escalões A e B), poderão proceder livremente à sua aquisição e deverão apresentar a devida fatura original, em seu nome e com o seu Número de Identificação Fiscal, no SASE, até ao dia 20 de setembro de 2024.
Visitas de Estudo
Escalão |
Comparticipação anual da ASE |
A |
20,00€ |
B |
10,00€ |
C |
- |
Outros |
- |
O escalão da ASE atribuído ao/à aluno/a, aquando da candidatura, pode ser alterado posteriormente?
SIM - Caso ocorra alguma alteração ao escalão do Abono de Família e, neste caso, deverá ser entregue nova declaração comprovativa do escalão do Abono de Família, no SASE, para a devida atualização.
ATENÇÃO:
Só serão aceites candidaturas que apresentem os impressos totalmente preenchidos e assinados.
Só serão considerados processos que derem entrada, presencialmente, neste serviço, dentro do prazo indicado.
NOTA:
As informações prestadas poderão sofrer alterações em função da atualização das diretrizes do Ministério da Educação.
Para esclarecimentos e informações adicionais deverá ser contactado o SASE: Contacto telefónico: 212946040/961774103| Email: info@copefap.pt
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| Informa-se que, decorrente da publicação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, disponível para consulta no Despacho Normativo nº4/2024, de 21 de fevereiro, os/as alunos/as que frequentam os 2º e 3º anos, que pretedam efetuar a sua candidatura ao Ensino Superior, devem proceder de acordo com as diretrizes abaixo indicadas.
PRAZOS DE INSCRIÇÃO NOS EXAMES NACIONAIS:
Prazo de inscrição para a 1ª fase: 26 de fevereiro a 8 de março (obrigatório)
Prazo de inscrição para a 2ª fase: 17 e 18 de julho
Os/as alunos/as autopropostos/as têm de se inscrever, obrigatoriamente, para a 1ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11º e 12º anos de escolaridade nos prazos definidos, numa Escola Secundária da área de residência ou, em alternativa, na Escola Secundária do Monte de Caparica, por se localizar na mesma freguesia que a EPED.
CALENDÁRIO DE EXAMES:
PROCESSO DE INSCRIÇÃO:
Deve ser solicitada atempadamente, na Secretaria, a "Declaração para efeitos de inscrição em Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário", a ser submetida no ato de registo na Plataforma PIEPE.
ACESSO AO ENSINO SUPERIOR:
PRÉ-REQUISITOS E INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR - Links Úteis:
Deve ser consultado os links infra listados, para obtenção de informações relativas aos pré-requisitos e adicionais de procedimentos de acesso ao Ensino Superior.
![]()
JNE (Júri Nacional de Exames):
SUGESTÕES:
Consulte as Provas e Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário
- Poderá consultar os ficheiros das últimas provas realizadas (2022/2023), os respetivos critérios de classificação e outros ficheiros adicionais, quando existam, acedendo aqui.
- Aceda ao "Arquivo de Provas", onde poderá consultar os instrumentos de avaliação externa, concebidos no âmbito da missão do IAVE, I.P.
IMPORTANTE:
Considere todas as opções para a continuidade de estudos!
Para mais informações, disponibiliza-se o acesso a outras modalidades de acesso ao Ensino Superior:
Para informações adicionais, dirija-se à Secretaria ou ao SPO da EPED. |
| Informa-se que os Serviços Administrativos da EPED estarão encerrados nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2024. |
| Informa-se que todos os alunos matriculados, com idade até aos 23 anos, que poderão dirigir-se à Secretaria da EPED para efetuarem o carregamento dos seus passes, para o mês de janeiro, nos seguintes dias e horário:
27 de dezembro de 2023
das 14h às 16h
28 e 29 de dezembro de 2023
das 9h30 às 13h e das 14h às 16h
Mais se informa que será carregado o título de transporte "Navegante Metropolitano", que permite viajar em todos os transportes públicos, dentro e fora do concelho de Almada.
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| Na sequência da aprovação do Orçamento de Estado para 2024, que prevê numa das suas medidas a gratuitidade dos passes para todos os estudantes até aos 23 anos de idade, informa-se que está prevista a implementação dessa medida a partir do dia 01 de janeiro de 2024, pelo que deixa de existir a possibilidade de carregamento dos passes na secretaria da EPED.
Deste modo, todos os alunos que reúnam as condições previstas (idade até aos 23 anos) e os Encarregados de Educação que pretendam informações mais concretas relativamente ao procedimento, deverão dirigir-se aos serviços de apoio da Carris Metropolitana e/ou do MST, no sentido de obterem informações mais precisas, que apenas os referidos serviços se encontram em condições de facultar.
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| Informa-se que os Serviços Administrativos da EPED estarão encerrados nos dias 21 (a partir das 13h), 22 e 26 de dezembro de 2023 e no dia 2 de janeiro de 2024.
Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, o horário de funcionamento da escola será das 9.00h-13.00h e das 14.00h-17.00h.
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| Informa-se os/as alunos/as beneficiários/as de ASE, dos escalões A e B, que poderão dirigir-se ao SASE para apresentação das faturas comprovativas relativas à aquisição de material escolar, nas quais devem constar os seguintes dados:
- Nome do/a aluno/a e/ou Nº de Identificação Fiscal (NIF) do/a mesmo/a.
O prazo limite de apresentação do referido documento é o dia 29 de setembro de 2023, data a partir da qual deixam de ser aceites.
Os valores a que os/as alunos/as terão direito, em conformidade com o seu escalão serão reembolsados, em data a informar, depois de recebida a verba por parte do Ministério da Educação, que se prevê ocorrer até ao final do segundo período.
Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas deve ser contactado o SASE da EPED. |
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