Home page
Maio 24
EXAMES NACIONAIS 2020 - Informação Complementar | 24/5/2020

​Encontra-se disponível para consulta, no site do IAVE, a informação complementar, com os procedimentos de realização, dos Exames Finais Nacionais 2020. 

O referido documento poderá ser acedido aqui

Para qualquer esclarecimento adicional poderão ser contactados os Serviços Administrativos da EPED, por telefone para o nº 212946040 ou para o email: info@copefap.pt. 


Abril 24
Entrega de computadores a alunos da EPED
 

A EPED inicia a entrega, a título de empréstimo, de 20 Computadores, aos seus alunos que não dispõem destes equipamentos, que são fundamentais para o acesso aos conteúdos pedagógicos do ensino à distância, disponibilizados pela empresa Nestlé Portugal.

O início do terceiro período, com uma forte componente de ensino à distância, colocou aos alunos, às famílias e à comunidade, o desafio do acesso dos estudantes aos suportes tecnológicos e de comunicação essenciais para a sua concretização. Este contributo é decisivo para assegurar condições básicas de igualdade no acesso aos conteúdos educativos.

A Direção da EPED agradece a preciosa colaboração de todos e em particular da empresa Nestlé Portugal, neste esforço de adaptação às novas realidades e rotinas realizado por toda a comunidade educativa, num importante sinal de capacidade de ajustamento e de resiliência, neste tempo de pandemia do Covid-19.


Abril 22
EXAMES NACIONAIS 2020 - NOVAS ORIENTAÇÕES para o processo de inscrição | 22/4/2020

​Chama-se a atenção para a consulta da Comunicação nº 5/JNE/2020, onde constam as orientações para o processo de inscrição nas Provas e Exames Nacionais do Ensino Secundário (em conformidade com o estabelecido no Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril).

Notas importantes:

​​​​1. 
Até ao dia 11 de maio de 2020 (vide nº 6 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril), os alunos devem proceder à alteração, sempre que necessário, da sua inscrição para os Exames Nacionais, que já tenha sido efetuada, com vista à adaptação da inscrição às suas opções, exercidas nos termos do disposto no nº 3 do artigo 8º do regulamento supracitado.

Os alunos que ainda não tenham sido contactados pelos serviços administrativos, das escolas onde submeteram a sua inscrição nos exames nacionais, devem contactar os mesmos, no sentido de regularizar a sua inscrição nas provas e exames.

Inscrição online - Formulários de apoio:

*Depois do preenchimento do Boletim de Inscrição, devem gravar o ficheiro, com o nome completo, e enviá-lo, por email, para a escola da área de residência, que escolhida para a realização do/s exame/s.

A escola confirmará aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos, enviados por estes, e, verificará a conformidade do preenchimento dos mesmos;

Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, devem entregar o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC), preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição, no valor legal em vigor.


​2. 
Relembra-se os alunos finalistas do Ensino Secundário, que pretendem candidatar-se ao Ensino Superior, que deverão, igualmente, enviar o pedido de atrbuição de senha, acedendo à pagina eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) - em www.dges.gov.pt (vide ponto 33 do Guia Geral de Exames​).

 
Deverão ser consultadas, com atenção, todas as indicações constantes da página da página da DGES.

Qualquer esclarecimento adicional poderá ser enviado para o email geral da EPED, info@copefap.pt ou, telefonicamente, para o nº 212946040.


 

Abril 14
Exames Nacionais 2020 - Novas Informações

Decorrente da reunião de Conselho de Ministros, o Governo anunciou alterações aos Exames Nacionais 2020.

As novas regras de acesso ao ensino superior, constantes do Decreto-Lei nº 11/2020, de 2 de abril, intoduzem um concurso especial de acesso, também, para alunos do ensino profissional, destacando-se:

  • As instituições de ensino superior aderentes a esta modalidade, realizam a seleção dos candidatos, de acordo com regras individuais pré-estabelecidas. Para além disso, são ainda considerados os resultados dos respetivos percursos formativos, ou seja, a conclusão do ensino secundário e a aprovação nas respetivas provas finais;
  • As candidaturas a instituições de ensino superior não aderentes, mantêm-se de acordo com as regras da legislação em vigor.

​O Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril, estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença do COVID-19, entre as quais a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, bem como os procedimentos de candidatura ao ensino superior.​

 
Conforme anunciado, a 1ª Fase dos Exames Nacionais, passa a realizar-se entre 6 e 23 de julho de 2020 e a 2ª Fase dos Exames Nacionais, do ensino secundário, só se realizará em setembro, entre os dias 1 e 7. ​


 

Novo Calendário Exames Nacionais

1ª Fase

Calendário Exames da 1ª Fase.png

2ª Fase

 Calendário Exames 2ª Fase.png

As informações apresentadas não dispensam a leitura atenta da legislação em vigor.


 


 

Março 18
Estado de Emergência

​Estando decretado o "Estado de Emergência", informa-se que a Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento - EPED se encontra encerrada.

Para qualquer assunto urgente, deve utilizar o email: info@copefap.pt e, em caso de extrema necessidade, o telefone: 212946040.

 

Março 18
Formação em Contexto de Trabalho (FCT - Estágios Curriculares) 2020

Caros/as alunos/as e Encarregados/as de Educação,

Dadas as circunstâncias vividas, atualmente, motivadas pelo Coronavírus COVID-19, vimos informar os/as alunos/as e Encarregados/as de Educação que a Formação em Contexto de Trabalho (FCT - Estágios Curriculares), com data de início a 23 de março, será adiada.

Dia 9 de abril far-se-á uma nova avaliação da situação sendo, à posteriori, informados/as todos/as os envolvidos/as neste processo.

A EPED tudo fará para que, oportunamente, possamos retomar todo este processo com a brevidade e normalidade possível.

Agradecemos a colaboração de todos.
 
Março 17
Exames Nacionais Ensino Secundário – Orientações para o Processo de Inscrição
No seguimento da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para os Exames Nacionais do ensino secundário, seguem as orientações para a realização das referidas inscrições:
  1. As escolas públicas procederam à disponibilização de boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas;
  2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, devem descarregar o boletim, preencher e enviar o mesmo, devidamente preenchido, para o correio eletrónico disponibilizado pela escola;
  3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito no ponto 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola;
  4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33, do Guia Geral de Exames 2020);
  5. As escolas irão confirmar aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos enviados por estes (cf. pontos 2, 3 e 4);
  6. As escolas irão proceder à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno e, em caso de eventuais desconformidades, irão contactar o aluno/encarregado de educação para as necessárias correções;
  7. Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos anteriores não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php;
  8. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, terão que entregar o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição; 
  9. As escolas irão divulgar, nas respetivas páginas eletrónicas e através de outros meios que julguem mais eficazes, os procedimentos de inscrição para as provas e exames ora adotados, procurando garantir que as famílias, incluindo os alunos autopropostos que não frequentam qualquer estabelecimento de ensino, tenham conhecimento desses procedimentos.
Mais se informa que as datas de inscrição para os Exames  do ensino secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.​

No link infra poderão ser consultadas as "INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE INSCRIÇÃO EDITÁVEL DO ENSINO SECUNDÁRIO"

Informações complementares encontram-se disponíveis na notícia "Exames Nacionais 2019/2020".

Qualquer dúvida adicional poderá ser esclarecida pela Secretaria da EPED, telefonicamente, para o nº 212946040, ou via email, para info@copefap.pt.

Março 13
Suspensão das Atividades Letivas
Na sequência das medidas decretadas no dia de ontem, informa-se que as atividades letivas presenciais serão interrompidas a partir da próxima 2ª feira, 16 de março, até 5ª feira, 9 de abril, inclusive.


Solicitamos aos/às alunos/as e encarregados/as de educação que evitem a deslocação à escola, privilegiando o contato telefónico (212946040) ou por mail (info@copefap.pt).


Toda a informação relevante será atualizada no site da escola (www.eped.pt), aconselhando-se a sua consulta permanente.


Os/as alunos/as são aconselhados/as a cumprir os procedimentos e recomendações provenientes das autoridades sanitárias, protegendo-se e protegendo-nos.


Deverão estar contatáveis durante este período, bem como deverão contatar a escola caso se verifique qualquer situação relevante relativamente ao seu estado de saúde.

 

O Diretor da EPED

 

Paulo Borges Martins

 
Março 11
EXAMES NACIONAIS 2019/2020 - Indicações

Inscrições – Procedimentos - Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência 2019/2020

Os alunos dos 2º (11º) e 3º (12º) anos, que queiram concluir/prosseguir estudos e ingressar no Ensino Superior, devem efetuar, obrigatoriamente, a sua inscrição na 1ª Fase dos Exames Nacionais (EN) e Provas de Equivalência à Frequência (PEF).

Até indicações contrárias, as inscrições realizam-se entre 11 a 24 de março de 2020, nas escolas/agrupamentos de escolas da área de residência, de acordo com as indicações específicas, devendo os interessados contactar os serviços de secretaria das escolas, no sentido de se inteirarem, devidamente, dos procedimentos.

Sugere-se, aos alunos interessados, que se esclareçam, atempadamente, relativamente a todo o processo e que efetuem a sua inscrição com a maior brevidade possível. 

Documentos necessários para a inscrição

  • Cartão de Cidadão (original);
  • Boletim de inscrição devidamente preenchido sem rasuras, à venda nas Secretarias das escolas/agrupamentos de escolas da área de residência (a um custo de 2,00€/impresso);
  • Certificado de Habilitações e declaração com a média final de curso na escala de 0-200, no caso de já terem concluído o respetivo curso;
  • Declaração para efeitos de inscrição em EN, a atestar que se encontra a frequentar o ensino secundário/profissional, com a data previsível da conclusão do curso (a ser solicitada, previamente e, de preferência, telefonicamente ou por email (info@copefap.pt), à Secretaria da EPED, que irá proceder ao envio de digitalização da mesma por email);
  • Comprovativo de morada; 
  • Boletim Individual de Saúde atualizado;
  • Pagamento de uma propina de 3€/disciplina de exame para os alunos autopropostos (para alunos externos e/ou provenientes de cursos profissionais);
  • Todos os alunos que se inscreverem fora do prazo estabelecido terão que efetuar um pagamento suplementar de 25€.

Atenção:

  • Todos os alunos são obrigados a inscrever-se e a comparecer na 1ª Fase dos Exames Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência;
  • Alunos que faltem à 1ª Fase dos EN ou PEF, por motivos graves e bem fundamentados, após análise e autorização do JNE, devem inscrever-se, de imediato, na 2ª Fase dos EN;
  • Os alunos autopropostos, que tenham realizado exames na 1ª Fase e que não tenham obtido aprovação e que pretendam realizar exames na 2ª fase, devem inscrever-se, obrigatoriamente, na 2ª fase dos EN e PEF, nos dias 16 e 17 de julho;
  • Os alunos Excluídos por Faltas, não justificadas e sem autorização do JNE, só poderão inscrever-se para a 2ª Fase dos Exames, nos dias 16 e 17 de julho.

 
Informação de Prazos / Calendário EN

Inscrições

  • Prazo de inscrição para a 1ª fase: 11 a 24 de março de 2020;
  • Prazo de inscrição para a 2ª fase: 16 e 17 de julho de 2020.

Pré-requisitos 

  • De 9 a 27 de março: Inscrição para a realização da 1ª chamada;
  • De 13 de abril a 15 de maio: realização dos pré-requisitos – 1ª chamada.

A primeira fase dos EN terá lugar entre 15 de junho e 7 de julho de 2020. 

Os alunos que não obtiverem aprovação ou que pretendam realizar uma melhoria de classificação nas disciplinas em que realizaram exames nacionais na primeira fase podem candidatar-se à segunda fase, que acontecerá entre 21 e 27 de julho de 2020.

Calendário de Exames Nacionais 2020.jpg
​​

Informações / Documentos / Links Úteis

  • Guia Geral de Exames – 2020;

GuiaGeralExames2020.pdfGuiaGeralExames2020.pdf

  • Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames – 2020; 

guia_adaptacoes_2020_-_versao_final_05_marco.pdfguia_adaptacoes_2020_-_versao_final_05_marco.pdf

  • Despacho Normativo n.º 3-A/2020 -  Altera o Regulamento do JNE e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário;

desp_normativo_3a_2020-regulamento_de_exames_2020.pdfdesp_normativo_3a_2020-regulamento_de_exames_2020.pdf

  • Ofício - S-DGE/2020/222 - Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2019-2020 / Anexo - Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2019/2020; 

Normas de Utilização de Calculadoras EN 2019-2020.pdfNormas de Utilização de Calculadoras EN 2019-2020.pdf

  • Despacho nº 5754-A/2019, de 18 de junho: Calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário de 2020;

Despacho Normativo nº 5754-A_2019.pdfDespacho Normativo nº 5754-A_2019.pdf

  • Página da Direção-Geral do Ensino Superior.


 

Para qualquer esclarecimento adicional poderá dirigir-se ao Serviço de Secretaria.

Março 09
Plano de Contingência EPED - Coronavírus COVID-19

No âmbito da epidemia causada pelo novo Coronavírus COVID-19, foram emitidas, pela Direção-Geral da Saúde, recomendações para população em geral, que estão em permanente atualização, de acordo com a evolução epidemiológica e evidência científica.


Para conhecimento da comunidade da EPED, disponibiliza-se o documento de suporte informativo.


Plano de Contingência EPED - Coronavirus COVID-19.pdfPlano de Contingência EPED - Coronavirus COVID-19.pdf

1 - 10Seguinte