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Informa-se que, as inscrições para a realização dos Exames Finais Nacionais e Provas de Equivalência à Frequência 2024/2025, decorrem conforme segue:
1ª Fase de Inscrições (obrigatória): 6 a 19 de março de 2025
2ª Fase de Inscrições: 15 e 16 de julho de 2025
Provas e Exames 2025 - Calendário de Exames Finais Nacionais - 11º e 12º anos
Aceda "AQUI" ao Despacho nº 14523/2024, de 9 de dezembro, para consulta de toda a informação relativa ao Calendário das Provas e Exames para o ano letivo 2024/2025, que poderá ser consultado infra.
PROVAS E EXAMES 2025 - Calendário.pdf
Provas de Avaliação Externa 2024/2025 - Informações e legislação de suporte
Informação - Prova Geral
Lista exemplificativa de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas
Despacho Normativo nº 2-A/2025, de 3 de março - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequênca dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2024/2025
Guia Geral Exames 2025
Guia para Adplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames
NORMA 01/JNE/2025 - Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames Nacionais do Ensino Básico e Secundário 2024/2025
Informações Complementares.pdf
Deliberações e Pré-requisitos - A CNAES determina as deliberações e pré-requisitos para o acesso ao Ensino Superior
As INSCRIÇÕES NAS PROVAS deverão ser efetuadas através da Plataforma PIEPE - Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames, à qual poderão aceder "AQUI".
Antes da submissão da inscrição na Plataforma PIEPE:
Os/As alunos/as que não sejam portadores de Cartão de Cidadão devem solicitar, junto da Escola onde pretendam realizar os Exames, a atribuição de "Número Interno".
Documentos a submeter no ato da inscrição:
- Digitalização do Documento de Identificação (cartão de Cidadão) ou Número Interno;
- Comprovativo do Domicílio Fiscal;
- Digitalização do Certificado de Habilitações ou Declaração de Frequência (solicitar, atempadamente, a emissão na Secretaria da EPED);
- Recibo do Pedido de Senha, para a candidatura online (para alunos/as que pretendam candidatar-se ao Ensino Superior), a ser efetuado no site da DGES | aceder "AQUI";
- Comprovativo de Adaptações ao Processo de Avaliações (quando se aplicar).
Após a submissão da inscrição na Plataforma PIEPE:
- Os serviços administrativos da Escola, na qual foi efetuada a inscrição para a realização dos Exames Nacionais, procede à validação das inscrições até 4 dias após o termo dos prazos;
- O prazo de retificação das inscrições, quando solicitado pela Escola, é de 2 dias úteis, após o respetivo pedido.
Pedido de Ficha ENES
A Ficha ENES pode ser pedida na Escola escolhida para a realização dos Exames Nacionais, imediatamente, após a afixação das classificações dos Exames e até ao fim do prazo de candidatura ao Concurso Nacional de acesso ao Ensino Superior.
Encargos
Havendo lugar a pagamento da inscrição, a validação será provisória, passando a inscrição definitiva, após o respetivo pagamento.
Os/as alunos/as autopropostos/as abrangidos/as pela escolaridade obrigatória estão isentos de qualquer pagamento.
Os/as alunos/as autopropostos/as fora da escolaridade obrigatória terão que efetuar o pagamento de 3€, por disciplina.
Inscrições efetuadas fora do prazo serão objeto de pagamento suplementar, no valor de 25€.
Pagamentos
Eventuais pagamentos, de alunos/as externos (autopropostos), terão que ser efetuado em numerário, nos Serviços Administrativos da Escola escolhida para a realização dos Exames.
Perguntas Frequentes
Consultar o site da DGE para o esclarecimento de dúvidas adicionais.
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| A EPED encontra-se a realizar a 2ª Mostra das Profissões e do Ensino Superior, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2025, com o objetivo de dar a conhecer, a todo o corpo estudantil e, principalmente, aos seus alunos finalistas, a Oferta Formativa existente para prosseguimento de estudos, condições de acesso e de frequência, das várias Instituições de Ensino Superior Público, Privado e Militar convidadas e, também, as carreiras existentes e condições de ingresso, nas diversas Entidades Militares, presentes no evento.
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A Coopérnico e a COPEFAP – Cooperativa de Ensino, CRL vão trabalhar em conjunto para a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED), em Almada.
A EPED tem como missão contribuir para a formação de jovens e adultos, proporcionando-lhes uma preparação adequada para a vida ativa, através de planos de formação que os qualifique para a atividade profissional, possibilitando-lhes, igualmente, a possibilidade de prosseguimento de estudos no Ensino Superior. O projeto formativo da EPED não se confina aos limites dos aspetos técnicos e tecnológicos, mas, numa perspetiva mais integradora, procura conferir uma formação cultural e científica, de modo a preparar os jovens e adultos como cidadãos responsáveis e profissionais competentes e competitivos, fomentando a consciência da dimensão social e solidária da atividade profissional.
Com esta nova parceria, a Coopérnico e os seus cooperantes irão investir 12 000€ numa UPAC de 15,12 kWp de capacidade. No local, vão ser produzidos, anualmente, cerca de 23 680 kWh de eletricidade, permitindo à EPED uma redução anual de cerca de 27% do seu consumo de eletricidade da rede pública.
...uma questão de escol[h]a!
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| Informa-se que, os serviços da EPED estarão encerrados nos dias 23, 24, 26 e 31 de dezembro de 2024, e dia 2 de janeiro de 2025.
Nos dias 27 e 30 de dezembro e 3 de janeiro a escola estará aberta, no seguinte horário:
9h00-13h00 e 14h00-17h00.

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| Informa-se os/as alunos/as beneficiários/as de ASE (escalões A e B) que poderão proceder à apresentação das faturas comprovativas das despesas com a aquisição de material escolar, na Serviço de Ação Social Escolar (SASE) da EPED.
O valor das comparticipações a atribuir aos alunos para material escolar é determinado, anualmente, por despacho do Ministério da Educação.
O processo de pedido de subsídio para materiais escolares, na EPED, respeita os seguintes procedimentos:
Material escolar egível para reembolso:
Cadernos, folhas A4 em branco, quadriculadas ou pautadas, pastas, lápis, caneta, borracha, etc
NOTA:
Manuais escolares e livros não são legíveis para reembolso na rúbrica "Material escolar", visto já estarem a ser comparticipados pela rúbrica "Manuais escolares".
Valor máximo a reembolsar:
Escalão A: 16,00€
Escalão B: 8,00€
Prazo de entrega:
Até ao dia 29 de outubro de 2024 (a partir desta data não serão aceites processos)
O reembolso das verbas será efetuado em conformidade com o escalão, em data a anunciar, depois da análise e transferência da verba por parte do Ministério da Educação.
Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas deve ser contactado o SASE, pessoalmente ou através do nº 212946040.
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| Informa-se os/as alunos/as que efetuaram a sua candidatura a Auxílios Económicos que a Listagem de Candidaturas a Auxílios Económicos Deferidas e Indeferidas 2024/2025 estará disponível, para consulta na Secretaria, a partir das 14h30 do dia 12 de setembro de 2024.
Mais se informa que os manuais escolares da Bolsa de Manuais Escolares do SASE irão a ser distribuídos nos dias 16 e 17 de setembro de 2024 (2ª e 3ª-feira), das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00.
Os/as alunos/as beneficiários de ASE deverão dirigir-se à Sala da Capela (rés do chão), nos dias e horários indicados, para levantamento dos manuais escolares a que têm direito.
NOTA IMPORTANTE:
Os/as alunos/as menores de idade terão que se fazer acompanhar do/a seu/sua Encarregado/a de Educação, para levantamento dos manuais escolares.
Relembra-se que, as editoras estarão a efetuar a venda direta dos manuais escolares, no Centro de Recursos da EPED (1º andar, frente para a escadaria) nos dias 18, 19 e 20 de setembro, das 9h30 às 17h00.
Qualquer questão adicional poderá ser esclarecida junto do SASE presencialmente ou telefónicamente, através do nº 212946040. |
| Os/As alunos/as beneficiários/as dos escalões A e B do Abono de Família, que formalizaram a sua candidatura a Auxílios Económicos para o ano letivo 2024/2025, constantes da listagem de candidaturas deferidas do Serviço de Ação Social Escolar (SASE) disponível para consulta na Secretaria a partir de 12 de setembro de 2024, poderão proceder à formalização da candidatura à atribuição de Bolsa de Mérito, nos termos abaixo indicados.
A Bolsa de Mérito destina-se a alunos/as carenciados/as que reunam condições de beneficiar desses apoios e que tenham obtido, no ano letivo anterior, aprovação em todas as disciplinas/módulos do plano curricular e uma classificação média anual de:
- Relativamente ao 9º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 4 valores, arredondado às unidades;
- Relativamente ao 11º e 12º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 14 valores, arredondado às unidades.
O valor da Bolsa de Mérito para o ano letivo 2024/2025 é de 1273,15€, de acordo com o valor indexante de 509,26€, pago em três tranches:
- 1ª tranche de 40% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de dezembro de 2024);
- 2ª tranche de 30% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de abril de 2025);
- 3ª tranche de 30% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de junho de 2025).
Procedimentos de formalização da Candidatura à Bolsa de Mérito
Apresentação dos seguintes documentos:
- Formulário de Candidatura (original), devidamente preenchido e assinado pelo/a aluno/a ou pelo/a seu/sua Encarregado/a de Educação (disponível para aquisição na Secretaria);
- Fotocópia do cartão de cidadão do/a aluno/a;
- Fotocópia da declaração do escalão do Abono de Família, de que beneficia;
- Fotocópia do Certificado de Habilitações, com a descrição das avaliações (só para alunos/as que se encontram a frequentar a EPED no 10º ano, pela primeira vez);
- Documento comprovativo do NIB, no qual conste o nome do titular (aluno/a maior ou do/a seu/sua Encarregado/a de Educação).
A candidatura à Bolsa de Mérito deve ser apresentada no SASE até ao dia 27 de setembro de 2024.
Não serão aceites requerimentos fora do prazo indicado, uma vez que não existe enquadramento legal para o efeito (em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação).
Após análise de todas as candidaturas, será emitida a lista nominal das Bolsas de Mérito atribuídas e não atribuídas que será afixada na vitrine da Secretaria no decorrer da última quinzena de outubro, em conformidade com o despacho do Ministério da Educação.
NOTA: Dúvidas ou informações adicionais podem ser esclarecidas com o SASE, pessoalmente ou através do nº 212946040. |
| O acesso à gratuitidade jovem etudante do passe navegante faz-se agora de forma mais ágil, através da App navegante.
A referida App tem uma nova funcionalidade que permite ativar o acesso ao desconto para os/as estudantes e realizar o carregamento com validade prolongada, não sendo mais necessário o carregamento do passe todos os meses.
Para os/as alunos/s com menos de 19 anos, basta procederem à atualização do passe navegante na App e o passe fica válido até ao final do mês em que completarem os 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (o cartão navegante tem uma validade de 5 anos).
Para os/as alunos/as maiores de 19 anos, mantém-se como necessária a prova de frequência escolar, a entregar todos os inícios de ano letivo, o que também já pode ser efetuado através da aplicação e o passe fica válido durante um ano, dispensando, igualmente, o carregamento mensal.
Assim, os/as alunos/as cujos passes estejam a perder a validade ou maiores de 19 anos, devem solicitar, na Secretaria, uma declaração para renovação do seu passe, que devem apresentar nos serviços da TML/Carris/MTS, no sentido de poderem validar o seu perfil de estudante.
Consultem as imagens infra para mais informações.
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| Informa-se que, a comercialização dos Manuais Escolares adotados para o Ano Letivo 2024/2025 irá realizar-se nas instalações da EPED (Centro de Recursos), diretamente pelas Editoras, nos seguintes dias e horários:
18/09/2024 (quarta-feira) |
das 9h às 17h |
19/09/2024 (quinta-feira) |
das 9h às 17h |
20/09/2024 (sexta-feira) |
das 9h às 17h |
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Mais se informa que, todos/as alunos/as terão direito a beneficiar de um desconto especial, de 18% sobre o valor capa dos Manuais Escolares que forem adquiridos na escola, conforme indicado nas Listagens de Manuais Adotados, previamente publicadas no site da EPED.
O pagamento dos manuais escolares deverá ser efetuado diretamente no ato de aquisição dos manuais escolares e diretamente às Editoras, preferencialmente, por multibanco, que se encontra disponível no local.
ATENÇÃO
Os/as alunos/as beneficiários/as de Ação Social Escolar só devem adquirir manuais escolares às editoras depois de procederem ao levantamento dos manuais a que terão direito, no SASE, nos dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 12h e das 15h às 16h).
Consulte as Listagens de Manuais Adotados 2024/2025, de acordo com o ano de frequência infra.
- 1º ano Nota: Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso; O manual de Química indicado é apenas para o 1º ano.
- 2º ano Nota: A turma P93 adota, também, o manual de AI; O valor correto do manual de Inglês, para o aluno, é de 25,04€; Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso; O manual de Química indicado é para o 2º ano.
- 3º ano Nota: Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais deverá ser contactado o Serviço de Ação Social Escolar, presencialmente ou através do contacto 212946040. |
Gerir Subscrições /_layouts/images/ReportServer/Manage_Subscription.gif /Noticias/_layouts/ReportServer/ManageSubscriptions.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x80 0x0 FileType rdl 350 Gerir Origens de Dados /Noticias/_layouts/ReportServer/DataSourceList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x20 FileType rdl 351 Gerir Conjuntos de Dados Partilhados /Noticias/_layouts/ReportServer/DatasetList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x20 FileType rdl 352 Gerir Parâmetros /Noticias/_layouts/ReportServer/ParameterList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rdl 353 Gerir Opções de Processamento /Noticias/_layouts/ReportServer/ReportExecution.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rdl 354 Gerir Planos de Actualização da Cache /Noticias/_layouts/ReportServer/CacheRefreshPlanList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rdl 355 Ver Histórico de Relatórios /Noticias/_layouts/ReportServer/ReportHistory.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x40 FileType rdl 356 Ver Itens Dependentes /Noticias/_layouts/ReportServer/DependentItems.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rsds 350 Editar Definição de Origem de Dados /Noticias/_layouts/ReportServer/SharedDataSource.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rsds 351 Ver Itens Dependentes /Noticias/_layouts/ReportServer/DependentItems.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType smdl 350 Gerir Relatórios Clickthrough /Noticias/_layouts/ReportServer/ModelClickThrough.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType smdl 352 Gerir Segurança de Itens de Modelo /Noticias/_layouts/ReportServer/ModelItemSecurity.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x2000000 FileType smdl 353 Voltar a Gerar Modelo /Noticias/_layouts/ReportServer/GenerateModel.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType smdl 354 Gerir Origens de Dados /Noticias/_layouts/ReportServer/DataSourceList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x20 FileType smdl 351 Carregar no Report Builder /Noticias/_layouts/ReportServer/RSAction.aspx?RSAction=ReportBuilderModelContext&list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x2 FileType smdl 250 Editar no Report Builder /_layouts/images/ReportServer/EditReport.gif /Noticias/_layouts/ReportServer/RSAction.aspx?RSAction=ReportBuilderReportContext&list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rdl 250 Editar no Report Builder /Noticias/_layouts/ReportServer/RSAction.aspx?RSAction=ReportBuilderDatasetContext&list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rsd 250 Gerir Opções de Colocação em Cache /Noticias/_layouts/ReportServer/DatasetCachingOptions.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rsd 350 Gerir Planos de Actualização da Cache /Noticias/_layouts/ReportServer/CacheRefreshPlanList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId}&IsDataset=true 0x0 0x4 FileType rsd 351 Gerir Origens de Dados /Noticias/_layouts/ReportServer/DataSourceList.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x20 FileType rsd 352 Ver Itens Dependentes /Noticias/_layouts/ReportServer/DependentItems.aspx?list={ListId}&ID={ItemId} 0x0 0x4 FileType rsd 353 Detalhes da Conformidade javascript:commonShowModalDialog('{SiteUrl}/_layouts/itemexpiration.aspx?ID={ItemId}&List={ListId}', 'center:1;dialogHeight:500px;dialogWidth:500px;resizable:yes;status:no;location:no;menubar:no;help:no', function GotoPageAfterClose(pageid){if(pageid == 'hold') {STSNavigate(unescape(decodeURI('{SiteUrl}'))+'/_layouts/hold.aspx?ID={ItemId}&List={ListId}'); return false;} if(pageid == 'audit') {STSNavigate(unescape(decodeURI('{SiteUrl}'))+'/_layouts/Reporting.aspx?Category=Auditing&backtype=item&ID={ItemId}&List={ListId}'); return false;} if(pageid == 'config') {STSNavigate(unescape(decodeURI('{SiteUrl}'))+'/_layouts/expirationconfig.aspx?ID={ItemId}&List={ListId}'); return false;}}, null); return false; 0x0 0x1 ContentType 0x01 898 |
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