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Outubro 17
AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2024/2025 | Material Escolar - informações e procedimentos
​Informa-se os/as alunos/as beneficiários/as de ASE (escalões A e B) que poderão proceder à apresentação das faturas comprovativas das despesas com a aquisição de material escolar, na Serviço de Ação Social Escolar (SASE) da EPED.

O valor das comparticipações a atribuir aos alunos para material escolar é determinado, anualmente, por despacho do Ministério da Educação.

O processo de pedido de subsídio para materiais escolares, na EPED, respeita os seguintes procedimentos:

  • Formulário de Requisição de Subsídio para Material Escolar, devidamente preenchido (a ser solicitado na Secretaria);
  • Apresentação da fatura original, em nome do/a aluno/a e com a indicação do Nº de Identificação Fiscal do/a mesmo/a.
Material escolar egível para reembolso:
Cadernos, folhas A4 em branco, quadriculadas ou pautadas, pastas, lápis, caneta, borracha, etc

NOTA:
Manuais escolares e livros não são legíveis para reembolso na rúbrica "Material escolar", visto já estarem a ser comparticipados pela rúbrica "Manuais escolares".

Valor máximo a reembolsar:
Escalão A: 16,00€
Escalão B: 8,00€

Prazo de entrega: 
Até ao dia 29 de outubro de 2024 (a partir desta data não serão aceites processos)

O reembolso das verbas será efetuado em conformidade com o escalão, em data a anunciar, depois da análise e transferência da verba por parte do Ministério da Educação.
Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas deve ser contactado o SASE, pessoalmente ou através do nº 212946040.

Setembro 11
AÇÃO SOCIAL ESCOLAR 2024/2025 | Levantamento de Manuais Escolares | Informações e procedimentos

​Informa-se os/as alunos/as que efetuaram a sua candidatura a Auxílios Económicos que a Listagem de Candidaturas a Auxílios Económicos Deferidas e Indeferidas 2024/2025 estará disponível, para consulta na Secretaria, a partir das 14h30 do dia 12 de setembro de 2024.

Mais se informa que os manuais escolares da Bolsa de Manuais Escolares do SASE irão a ser distribuídos nos dias 16 e 17 de setembro de 2024 (2ª e 3ª-feira), das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00.

Os/as alunos/as beneficiários de ASE deverão dirigir-se à Sala da Capela (rés do chão), nos dias e horários indicados, para levantamento dos manuais escolares a que têm direito.

NOTA IMPORTANTE: 

Os/as alunos/as menores de idade terão que se fazer acompanhar do/a seu/sua Encarregado/a de Educação, para levantamento dos manuais escolares.

Relembra-se que, as editoras estarão a efetuar a venda direta dos manuais escolares, no Centro de Recursos da EPED (1º andar, frente para a escadaria) nos dias 18, 19 e 20 de setembro, das 9h30 às 17h00.

Qualquer questão adicional poderá ser esclarecida junto do SASE presencialmente ou telefónicamente, através do nº 212946040.

Setembro 10
INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS 2024/2025 | Atualizado


Notícia Inicio Aulas.png


 


 

    
 

 

Setembro 10
BOLSA DE MÉRITO 2024/2025 | Informações e procedimentos

Os/As alunos/as beneficiários/as dos escalões A e B do Abono de Família, que formalizaram a sua candidatura a Auxílios Económicos para o ano letivo 2024/2025, constantes da listagem de candidaturas deferidas do Serviço de Ação Social Escolar (SASE) disponível para consulta na Secretaria a partir de 12 de setembro de 2024, poderão proceder à formalização da candidatura à atribuição de Bolsa de Mérito, nos termos abaixo indicados.

A Bolsa de Mérito destina-se a alunos/as carenciados/as que reunam condições de beneficiar desses apoios e que tenham obtido, no ano letivo anterior, aprovação em todas as disciplinas/módulos do plano curricular e uma classificação média anual de:

  • Relativamente ao 9º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 4 valores, arredondado às unidades;
  • Relativamente ao 11º e 12º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 14 valores, arredondado às unidades.
O valor da Bolsa de Mérito para o ano letivo 2024/2025 é de 1273,15€, de acordo com o valor indexante de 509,26€, pago em três tranches: 

  • 1ª tranche de 40% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de dezembro de 2024);
  • 2ª tranche de 30% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de abril de 2025);
  • 3ª tranche de 30% do valor total (previsivelmente até ao final do mês de junho de 2025).

Procedimentos de formalização da Candidatura à Bolsa de Mérito

Apresentação dos seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura (original), devidamente preenchido e assinado pelo/a aluno/a ou pelo/a seu/sua Encarregado/a de Educação (disponível para aquisição na Secretaria);
  • Fotocópia do cartão de cidadão do/a aluno/a;
  • Fotocópia da declaração do escalão do Abono de Família, de que beneficia;
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações, com a descrição das avaliações (só para alunos/as que se encontram a frequentar a EPED no 10º ano, pela primeira vez);
  • Documento comprovativo do NIB, no qual conste o nome do titular (aluno/a maior ou do/a seu/sua Encarregado/a de Educação).

A candidatura à Bolsa de Mérito deve ser apresentada no SASE até ao dia 27 de setembro de 2024

Não serão aceites requerimentos fora do prazo indicado, uma vez que não existe enquadramento legal para o efeito (em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação).

Após análise de todas as candidaturas, será emitida a lista nominal das Bolsas de Mérito atribuídas e não atribuídas que será afixada na vitrine da Secretaria no decorrer da última quinzena de outubro, em conformidade com o despacho do Ministério da Educação.

NOTA: Dúvidas ou informações adicionais podem ser esclarecidas com o SASE, pessoalmente ou através do nº 212946040.​

Setembro 09
TRANSPORTE ESCOLAR 2024/2025 | Renovação do perfil de estudante | Procedimentos

O acesso à gratuitidade jovem etudante do passe navegante faz-se agora de forma mais ágil, através da App navegante.

A referida App tem uma nova funcionalidade que permite ativar o acesso ao desconto para os/as estudantes e realizar o carregamento com validade prolongada, não sendo mais necessário o carregamento do passe todos os meses.

Para os/as alunos/s com menos de 19 anos, basta procederem à atualização do passe navegante na App e o passe fica válido até ao final do mês em que completarem os 19 anos, ou até ao limite da data de validade do cartão (o cartão navegante tem uma validade de 5 anos).

Para os/as alunos/as maiores de 19 anos, mantém-se como necessária a prova de frequência escolar, a entregar todos os inícios de ano letivo, o que também já pode ser efetuado através da aplicação e o passe fica válido durante um ano, dispensando, igualmente, o carregamento mensal.

Assim, os/as alunos/as cujos passes estejam a perder a validade ou maiores de 19 anos, devem solicitar, na Secretaria, uma declaração para renovação do seu passe, que devem apresentar nos serviços da TML/Carris/MTS, no sentido de poderem validar o seu perfil de estudante.

Consultem as imagens infra para mais informações.


imagem transporte escolar app.png 
 
 



Agosto 08
Aquisição de Manuais Escolares 2024/2025 | Errata

I​nforma-se que, a comercialização dos Manuais Escolares adotados para o Ano Letivo 2024/2025 irá realizar-se nas instalações da EPED (Centro de Recursos), diretamente pelas Editoras, nos seguintes dias e horários:

​Dia​ Hora​
18/09/2024 (quarta-feira) das 9h às 17h
19/09/2024 (quinta-feira)​ das 9h às 17h
20/09/2024   (sexta-feira) das 9h às 17h


Mais se informa que, todos/as alunos/as terão direito a beneficiar de um desconto especial, de 18% sobre o valor capa dos Manuais Escolares que forem adquiridos na escola, conforme indicado nas Listagens de Manuais Adotados, previamente publicadas no site da EPED.

O pagamento dos manuais escolares deverá ser efetuado diretamente no ato de aquisição dos manuais escolares e diretamente às Editoras, preferencialmente, por multibanco, que se encontra disponível no local.


ATENÇÃO

Os/as alunos/as beneficiários/as de Ação Social Escolar só devem adquirir manuais escolares às editoras depois de procederem ao levantamento dos manuais a que terão direito, no SASE, nos dias 16 e 17 de setembro, das 10h às 12h e das 15h às 16h).


Consulte as Listagens de Manuais Adotados 2024/2025, de acordo com o ano de frequência infra.

  •      1º ano Nota: Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso; O manual de Química indicado é apenas para o 1º ano.
  •      2º ano Nota: A turma P93 adota, também, o manual de AI; O valor correto do manual de Inglês, para o aluno, é de 25,04€; Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso; O manual de Química indicado é para o 2º ano.
  •      3º ano Nota: Os manuais de ASC são para os 3 anos do curso.

Para quaisquer esclarecimentos adicionais deverá ser contactado o Serviço de Ação Social Escolar, presencialmente ou através do contacto 212946040.

Julho 26
Horário e disponibilidade dos serviços da EPED | Mês de agosto de 2024

Informa-se que, durante o mês de agosto de 2024, a escola estará a funcionar de 2ª a 6ª-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Assuntos a serem tratados com a Tesouraria da EPED, deverão ser regularizados até 31 de julho de 2024.

Mais se informa que a escola estará encerrada na semana de 12 a 16 de agosto de 2024.

Para quaisquer informações ou esclarecimentos deverá ser contactada a Secretaria, telefonicamente, através do nº 2129406040 ou por email: info@copefap.pt.

 
Julho 02
MATRÍCULAS 2024/2025 - PORTAL DAS MATRÍCULAS

Informa-se que, a formalização das matrículas (APENAS PARA CANDIDATOS/AS AO 10º ANO), para o ano letivo 2024/2025, é efetuada no PORTAL DAS MATRÍCULAS, nas seguintes situações:

  • matrícula a ser efetuada, pela primeira vez, no 10º ano;
  • mudança de estabelecimento de ensino;
  • mudança de curso ou percurso formativo.
Este procedimento é obrigatório e deve ser efetuado pelo/a encarregado/a de educação do/a aluno/a, em conformidade com o Despacho-Normativo nº 6/2018 (republicado pelo Despacho-Normativo nº 10-B/2021, de 12 de abril, que estabelece os procedimentos da matrícula e pelo Despacho nº 4506-A/2023, de 13 de abril, que define o calendário de matrículas.

​ 
Prazo das matrículas para o ano letivo 2024/2025:

15 a 20 de julho de 2024


(antes de iniciar o acesso ao Portal das Matrículas, leia com atenção as informações abaixo)

Aceda diretamente:  >> PORTAL DAS MATRÍCULAS << 


Pré-requisitos técnicos necessários:

Antes de inicar o processo de matrícula o/a encarregado/a de educação deverá efetuar a sua autenticação, no Portal das Matrículas, podendo utilizar, para tal:
  • Cartão de Cidadão;
  • Chave Móvel Digital;
  • Credenciais de acesso aos Sistemas da Autoridade Tributária.

Documentação que deve ter consigo antes de iniciar a matrícula:
  • o seu documento de identificação;
  • o documento de identificação do/a seu/sua educando/a;
  • uma fotografia em formato digital, tipo passe, do/a seu/sua educando/a;
  • o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e o do/a seu/sua educando/a;
  • o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) do/a seu/sua educando/a, se pretender beneficiar dos apoios da Ação Social Escolar.

Para que o processo decorra sem qualquer problema recomenda-se:
  • a utilização de um browser (navegador de internet) atualizado;
  • browser com Javascript e cookies ativados;
  • deverá limpar o cache do seu browser e proceder à atualização da página (carregando nas teclas CTRL+F5);
  • se possuir um bloqueador de conteúdos instalado (por exemplo um bloqueador de anúncios ou ad-block), é recomendado que o desative para este Portal.

Informações adicionais importantes:

A EPED é uma escola privada, do ensino particular e cooperativo, pelo que deve ser selecionada a opção "ensino privado", para poder ser visualizada a devida listagem das escolas e dos cursos profissionais correspondentes.

As aplicações externas aqui propostas são da responsabilidade de terceiros e a EPED não poderá ser responsabilizada por quaisquer incompatibilidades, perdas ou danos eventualmente resultantes da sua utilização (embora não esperados).

Para o esclarecimento de dúvidas ou informações complementares, poderá ser contactado o Serviço de Secretaria da EPED, através dos nºs 212946040 ou 961774103.
 

Junho 20
Devolução de Manuais Escolares 2023/2024 | Informações e procedimentos

Em conformidade com a legislação em vigor, informa-se todos/as os/as alunos/as beneficiários/as de Ação Social Escolar, no ano letivo 2023/2024, que tenham recebido os seus manuais escolares, a título de empréstimo, através do SASE, que devem proceder à devolução dos mesmos, dentro do prazo e de acordo com a calendarização abaixo:

Calendarização.png 

Nota: No período entre 1 e 10 de julho, os manuais escolares podem ser devolvidos num dia/hora diferente daquele marcado para a turma, caso não existam constrangimentos no atendimento, no seguinte horário:

manhã: 10h30 às 13h30

tarde:    14h30 às 16h30

Os manuais escolares recebidos, no âmbito da ASE, devem ser devolvidos sem anotações, que devem ser previamente apagadas.

A não restituição dos manuais escolares ou a sua devolução em mau estado de conservação impede a atribuição de apoio no ano letivo 2024/2025 e poderá ser objeto de eventual restituição do valor correspondente aos mesmos, de acordo com a legislação em vigor.

Os/as alunos/as que necessitem manter em seu poder algum(ns) manual(ais) escolar(es) de alguma(s) disciplina(s) na(s) qual(is) tenham que realizar a recuperação de módulos, deverão informar o SASE presencialmente, para que possa ser registado o motivo da não entrega.

Logo que realizada a recuperação, os/as alunos/as deverão proceder à devida devolução dos manuais escolares em falta.

Para qualquer esclarecimento adicional deverá​​ ser contactado o SASE, presencialmente ou telefonicamente, através do nº geral: 212946040.

Junho 14
Candidatura a AUXÍLIOS ECONÓMICOS | ASE 2024/2025 | Informações e procedimentos

Informa-se os/as alunos/as, que se encontram a frequentar, no ano letivo 2023/2024, os 1º e 2º anos, que poderão proceder à apresentação das suas candidaturas a Auxílios Económicos até 30 de junho de 2024, caso beneficiem dos escalões 1, 2 ou 3 do Abono de Família.

A candidatura a Auxílios Económicos, de alunos/as candidatos/as à EPED, pela 1ª vez (para o 1º ano, do ano letivo 2024/2025), posicionados nos escalões 1, 2 ou 3, do Abono de Família, decorre até 8 de setembro de 2024. 

Documentos necessários:

  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação, disponível, para levantamento, no Serviço de Ação Social Escolar (SASE);
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou, no caso de funcionários públicos, pela entidade patronal, que ateste o escalão do Abono de Família, devidamente atualizada;
  • Apenas para alunos posicionados no 2º escalão do Abono de Família:
    • ​Se um dos progenitores se encontrar desempregado há 3 ou mais meses, deverá apresentar, uma declaração comprovativa dessa situação, com data atual, emitida pelo Centro de Emprego.
​​
Determinação do escalão da ASE:

Em regra, o escalão da ASE é determinado pelo escalão do Abono de Família, em que o agregado se encontra posicionado.

Escalão do Abono de Família

Escalão da ASE

1

A

2

B

3

C

Situações Especiais:

Escalão do Abono de Família

Situação

Escalão da ASE

2

O/A aluno/a que beneficia de medidas adicionais, nos termos do artigo 10º, do DL 54/2018, 06.07

A

2

Progenitor desempregado há 3 ou mais meses, enquanto perdurar essa situação

A



Valor dos apoios:

Alimentação – Refeitório

Escalão

Comparticipação da ASE

Valor da Refeição

Suportado pelo/a aluno/a

A

100%

gratuito

B

50%

0,73€

C

-

1,46€

Outros

-

1,46€


Manuais Escolares

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

147,00€

B

73,50€

C

36,75€

Outros

-

 


Os/As alunos/as com direito a comparticipação para manuais escolares devem verificar, na Lista de Manuais Adotados para o Ano Letivo 2024/2025, a ser disponibilizada a partir de 31 de julho de 2024, no Portal da EPED, se têm em seu poder algum/ns dos manuais escolares adotados e devem informar o SASE, previamente, dessa situação, para que não lhes seja atribuídos manuais escolares que não necessitem. 
O SASE irá proceder à distribuição dos manuais escolares, de acordo com a disponibilidade existente na Bolsa de Manuais Escolares do serviço. Os/As alunos/as, cujas candidaturas foram deferidas, cuja listagem se encontra disponível para consulta, na Secretaria, a partir de 09 de setembro de 2024, serão convocados/as para o levantamento dos manuais escolares atribuídos, entre 16 e 20 de setembro de 2024, devendo consultar o Portal da EPED, no qual irá ser publicitada a calendarização das entregas.  

Material Escolar

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

16,00€

B

8,00€

C

-

Outros

-


Todos/as os/as alunos/as, com direito a comparticipação para material escolar (beneficiários/as dos escalões A e B), poderão proceder livremente à sua aquisição e deverão apresentar a devida fatura original, em seu nome e com o seu Número de Identificação Fiscal, no SASE, até ao dia 20 de setembro de 2024.


Visitas de Estudo

Escalão

Comparticipação anual da ASE

A

20,00€

B

10,00€

C

-

Outros

-



O escalão da ASE atribuído ao/à aluno/a, aquando da candidatura, pode ser alterado posteriormente?  

SIM Caso ocorra alguma alteração ao escalão do Abono de Família e, neste caso, deverá ser entregue nova declaração comprovativa do escalão do Abono de Família, no SASE, para a devida atualização.


ATENÇÃO:
Só serão aceites candidaturas que apresentem os impressos totalmente preenchidos e assinados.
Só serão considerados processos que derem entrada, presencialmente, neste serviço, dentro do prazo indicado.

NOTA:
As informações prestadas poderão sofrer alterações em função da atualização das diretrizes do Ministério da Educação.


Para esclarecimentos e informações adicionais deverá ser contactado o SASE: Contacto telefónico: 212946040/961774103Email: info@copefap.pt
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