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Fevereiro 23
Exames Nacionais 2024
Informa-se que, decorrente da publicação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, disponível para consulta no Despacho Normativo nº4/2024, de 21 de fevereiro, os/as alunos/as que frequentam os 2º e 3º anos, que pretedam efetuar a sua candidatura ao Ensino Superior, devem proceder de acordo com as diretrizes abaixo indicadas.


PRAZOS DE INSCRIÇÃO NOS EXAMES NACIONAIS:

Prazo de inscrição para a 1ª fase: 26 de fevereiro a 8 de março (obrigatório)

Prazo de inscrição para a 2ª fase: 17 e 18 de julho
 
Os/as alunos/as autopropostos/as têm de se inscrever, obrigatoriamente, para a 1ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11º e 12º anos de escolaridade nos prazos definidos, numa Escola Secundária da área de residência ou, em alternativa, na Escola Secundária do Monte de Caparica, por se localizar na mesma freguesia que a EPED.

Devem ser consultadas, cuidadosamente, todas as informações relativas ao acesso ao Ensino Superior no Guia Geral de Exames 2024, bem como o Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames 2024.


CALENDÁRIO DE EXAMES:

   1ª Fase
1ª FASE.png
Período de aplicação da componente de produção e interação orais de PLNM (839) e das Línguas Estrangeiras (501; 517; 547; 550; 847; 848; 849): de 14 de junho a 3 de julho.
Afixação de pautas: 15 de julho.
Afixação dos resultados dos processo de reapreciação: 8 de agosto.

   2ª Fase
2ª FASE.png 
​Período de aplicação da componente de produção e interação orais de PLNM (839) e das Línguas Estrangeiras (501; 517; 547; 550; 847; 848; 849): de 18 a 29 de julho.
Afixação de pautas: 5 de agosto.
Afixação dos resultados dos processo de reapreciação: 29 de agosto.
 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO:

A inscrição deve ser efetuada através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE)

Deve ser solicitada atempadamente, na Secretaria, a "Declaração para efeitos de inscrição em Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário", a ser submetida no ato de registo na Plataforma PIEPE.


ACESSO AO ENSINO SUPERIOR:


PRÉ-REQUISITOS E INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR - Links Úteis:

Deve ser consultado os links infra listados, para obtenção de informações relativas aos pré-requisitos e adicionais de procedimentos de acesso ao Ensino Superior.

JNE (Júri Nacional de Exames):


SUGESTÕES:

Consulte as Provas e Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário

  • Poderá consultar os ficheiros das últimas provas realizadas (2022/2023), os respetivos critérios de classificação e outros ficheiros adicionais, quando existam, acedendo aqui​.
  • Aceda ao "Arquivo de Provas", onde poderá consultar os instrumentos de avaliação externa, concebidos no âmbito da missão do IAVE, I.P.

IMPORTANTE:

Considere todas as opções para a continuidade de estudos! 

Para mais informações, disponibiliza-se o acesso a outras modalidades de acesso ao Ensino Superior:


Para informações adicionais, dirija-se à Secretaria ou ao SPO da EPED.

Fevereiro 07
Encerramento dos Serviços da EPED | Carnaval

Informa-se que os Serviços Administrativos da EPED estarão encerrados nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2024.

Dezembro 27
Carregamento dos Passes para o mês de janeiro de 2024 - Novas directrizes

​Informa-se que todos os alunos matriculados, com idade até aos 23 anos, que poderão dirigir-se à Secretaria da EPED para efetuarem o carregamento dos seus passes, para o mês de janeiro, nos seguintes dias e horário:

27 de dezembro de 2023 

das 14h às 16h

28 e 29 de dezembro de 2023 

das 9h30 às 13h e das 14h às 16h

Mais se informa que será carregado o título de transporte "Navegante Metropolitano", que permite viajar em todos os transportes públicos, dentro e fora do concelho de Almada.


Dezembro 20
Carregamento dos Passes para o mês de janeiro de 2024 - Informações de procedimento

Na sequência da aprovação do Orçamento de Estado para 2024, que prevê numa das suas medidas a gratuitidade dos passes para todos os estudantes até aos 23 anos de idade, informa-se que está prevista a implementação dessa medida a partir do dia 01 de janeiro de 2024, pelo que deixa de existir a possibilidade de carregamento dos passes na secretaria da EPED.

Deste modo, todos os alunos que reúnam as condições previstas (idade até aos 23 anos) e os Encarregados de Educação que pretendam informações mais concretas relativamente ao procedimento, deverão dirigir-se aos serviços de apoio da Carris Metropolitana e/ou do MST, no sentido de obterem informações mais precisas, que apenas os referidos serviços se encontram em condições de facultar.

Dezembro 20
Encerramento dos Serviços | Natal e Ano Novo

Informa-se que os Serviços Administrativos da EPED estarão encerrados nos dias 21 (a partir das 13h), 22 e 26 de dezembro de 2023 e no dia 2 de janeiro de 2024.


Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, o horário de funcionamento da escola será das 9.00h-13.00h e das 14.00h-17.00h.

Boas Festas 2023.png


Setembro 22
Material Escolar 2023/2024 | Alunos com direito a ASE | Procedimentos

​Informa-se os/as alunos/as beneficiários/as de ASE, dos escalões A e B, que poderão dirigir-se ao SASE para apresentação das faturas comprovativas relativas à aquisição de material escolar, nas quais devem constar os seguintes dados:

  • Nome do/a aluno/a e/ou Nº de Identificação Fiscal (NIF) do/a mesmo/a.

O prazo limite de apresentação do referido documento é o dia 29 de setembro de 2023, data a partir da qual deixam de ser aceites.

Os valores a que os/as alunos/as terão direito, em conformidade com o seu escalão serão reembolsados, em data a informar, depois de recebida a verba por parte do Ministério da Educação, que se prevê ocorrer até ao final do segundo período.

Para informações adicionais ou esclarecimento de dúvidas deve ser contactado o SASE da EPED.

Setembro 19
BOLSA DE MÉRITO 2023/2024 - Informações e Procedimentos

Os/As alunos/as matriculados/as e beneficiários/as dos escalões A e B, do Abono de Família, devem proceder à formalização da candidatura à atribuição de Bolsa de Mérito, nos termos abaixo indicados.

Apresentação do Formulário de Candidatura a Bolsa de Mérito, disponível para aquisição no Serviço de Ação Social Escolar (SASE) / Secretaria da EPED, devidamente preenchido e assinado, pelo/a aluno/a maior de idade ou do/a seu/sua representante legal/Encarregado/a de Educação, anexando os seguintes documentos:

  • Fotocópia do cartão de cidadão do/a aluno/a;
  • Fotocópia da declaração do escalão do Abono de Família, de que beneficia;
  • Fotocópia do Certificado de Habilitações, com a descrição das avaliações (só para alunos/as que se encontram a frequentar a EPED no 10º ano, pela primeira vez);
  • Documento comprovativo do NIB, no qual conste o nome do titular (aluno/a ou Encarregado/a de Educação).

A Bolsa de Mérito destina-se a alunos/as carenciados/as que apresentaram, previamente, a sua candidatura aos Auxílios Económicos (listagem disponível para consulta na Secretaria da EPED), que estejam em condições de beneficiar desses apoios e que tenham obtido, no ano letivo anterior, aprovação em todas as disciplinas do plano curricular e uma classificação média anual de:

  • Relativamente ao 9º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 4 valores, arredondado às unidades;
  • Relativamente ao 11º e 12º ano de escolaridade - classificação igual ou superior a 14 valores, arredondado às unidades.

A candidatura à Bolsa de Mérito deve ser apresentada no SASE até ao dia 29 de setembro de 2023. 

Chama-se a atenção de que não serão aceites fora do prazo acima mencionado.

Após análise de todas as candidaturas, será emitida a lista nominal das Bolsas de Mérito atribuídas e não atribuídas.

Estas listas serão afixadas na vitrine da ASE na Secretaria, durante a última quinzena de outubro.

O valor da Bolsa de Mérito corresponde a 2,5 vezes do Indexante de Apoios Sociais (IAS), cujo valor é de 480,43€, o que corrresponde ao valor total de 1.201,08€ (480,43€ x 2,5).

Este valor é pago em três prestações (tranches): 40% na primeira tranche e 30% nas 2ª e 3ª tranches.

NOTA: Duvidas ou informações adicionais podem ser esclarecidas com o SASE, pessoalmente ou através do nº 212946040.​

Setembro 12
Carregamento dos Passes SETEMBRO - alunos/as residentes no Concelho de Almada

Relembra-se os/as alunos/as que beneficiem de transporte escolar pela Câmara de Almada, que deverão proceder ao carregamento dos seus títulos de transporte para o mês de setembro, atempadamente, até ao dia 14/9, uma vez que no dia 15/9 o Serviço de Ação Social Escolar não estará disponível, uma vez que estarão a ser distribuídos os manuais escolares aos alunos da ASE

Setembro 07
Levantamento de Manuais Escolares da Bolsa de Manuais Escolares (BME) do SASE - 2023/2024

Informa-se os/as alunos/as que apresentaram a sua candidatura a Auxílios Económicos, cuja listagem de processos deferidos se encontra disponível para consulta na Secretaria, que devem proceder ao levantamento dos manuais escolares a que têm direito, no próximo dia 15 de setembro (6ª-feira), na sala da capela junto ao átrio de entrada da escola, nos seg​uintes horários:


Alunos/as do 1º ano

Curso de Técnico de Gestão (Turma P88)       

14h30 / 15h30

Curso de Técnico de Análise Laboratorial (Turma P89)

11h30 / 13h00

Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (Turmas P90 e P91)

09h30 / 11h00

Curso de Técnico de Gestão do Ambiente

10h30 / 12h00

Curso de Animador Sociocultural

10h30 / 12h00


Alunos/as do 2º ano

das 15h30 às 16h30


Alunos/as do 3º ano

das 14h30 às 15h30


Por uma questão de logística e facilitadora do levantamento dos manuais escolares, solicita-se que sejam respeitados os horários supramencionados.

Relembra-se os/as alunos/as que só devem adquirir manuais escolares às editoras depois de efetuado o levantamento dos manuais a que têm direito pelo SASE.

Para questões ou dúvidas poderá ser contactado o Serviço de Ação Social Escolar da EPED.


Setembro 07
INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS 2023/2024 | Turmas do 1º Ano

Início do Ano Letivo 1º ano.jpg

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