Notícias > Artigos > Palestras na EPED: Ninguém escolhe ser Refugiado
​​​​
Dezembro 21
Palestras na EPED: Ninguém escolhe ser Refugiado

​O Conselho Português para os Refugiados apresentou nos dias 3 e 17 de dezembro, na nossa escola, junto dos alunos do 2º ano, uma palestra acerca da problemática dos Refugiados.

A iniciativa intitulada "Ninguém escolhe ser Refugiado" teve, justamente, como objetivos centrais a descontrução de estereótipos acerca dos refugiados bem como a sensibilização para a adoção de práticas de cidadania ativa junto de uma população que foge de situações desumana. 

No decorrer da iniciativa os alunos manifestaram o seu interesse pela temática, colocando questões incontornáveis, tais como: "a vinda de terroristas junto dos refugiados para Portugal"; "os subsídios que irão receber"; "como e quem concede o estatuto de refugiado"...

Embora o tema em discussão fosse polémico podendo acender os espíritos mais acesos, todos os intervenientes compreenderam que era importante analisar a situação dos refugiados numa perspetiva racional, considerando todos os factos e argumentos, evitando o perigo da falsa informação provocada pela sociedade mediática da era global em que vivemos.

No final, ficou registado a promessa e a vontade de continuarmos a trabalhar, na comunidade escolar, a questão dos Refugiados que como sabemos assume atualmente uma dimensão humanitária e global.

 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.