Notícias > Artigos > O Projeto de Voluntariado nas Organizações
​​​​
Julho 19
O Projeto de Voluntariado nas Organizações

Foi de uma forma assertiva que a turma P43 anunciou no início do 3º período a sua intenção à professora de Área de Integração, de desenvolver trabalhos voluntários junto de Organizações do distrito de Almada, dizendo com entusiasmo e determinação, “Faremos o que for preciso!”. E, assim foi, os 22 alunos, organizados em 5 grupos de trabalho, puseram mãos à obra, definiram a sua área de intervenção, estabeleceram contactos ora com familiares e amigos ora via internet, preparam as reuniões de apresentação, realizaram as ações solidárias e, posteriormente, cumpriram com a questão académica, nomeadamente, a entrega de relatórios e apresentação oral do trabalho desenvolvido aos colegas de turma.

Centro Social da Trafaria; Centro Paroquial Ricardo Gameiro; Fundação COI, Lar da 3ª Idade  DAR;  ONG’s Canil da Aroeira, Animalife e Amor Rafeiro foram as associações que acolheram os alunos voluntários que desenvolveram ao longo de vários períodos atividades lúdico-pedagógicas com os seus utentes.

Globalmente, a iniciativa excedeu as expetativas de todos os envolvidos, ficando a promessa de dar continuidade a projetos desta natureza. Como os próprios alunos referiram:

“Com este trabalho tínhamos como objetivo compreender a importância do trabalho voluntário no nosso desenvolvimento como pessoas participantes de uma sociedade e provocar uma mudança agradável no grupo de idosos” (Ana Isabel Moreira).

“Na nossa opinião, foi um dia muito bem passado, tendo em conta que todos os elementos do grupo gostam de animais. É uma experiência que nos vai ficar na memória e que provavelmente iremos repetir, pois, sentimo-nos realizados ao poder ajudar o Canil” (Vânia Mota).

“Em grupo conversámos sobre a experiência vivida e concluímos que foi algo fantástico porque ficámos com vontade de sermos melhores pessoas na relação com crianças e idosos” (Camila Carvalho).

“O trabalho foi bastante interessante de realizar porque podemos ver a quantidade de animais que precisam de ajuda e conhecer as histórias de luta vividas por aqueles que ainda acreditam que os animais são seres vivos que precisam de cuidados e afetos.” (Nádia Brito).

Em suma, e respeitando o enquadramento temático da disciplina de Área de Integração assim como o papel da escola e dos educadores no desenvolvimento dos alunos, o trabalho de voluntariado realizado pela turma P43 tinha como objetivo intervir na comunidade, através das vertentes educativa e social, com vista à promoção de uma cidadania ativa e responsável mediante o aprofundamento das relações entre os seres humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento intelectual, emocional e ético.


Painel Voluntariado.jpg


 

 

 

 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.