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Janeiro 30
O Despertar do Animal Político

Este ano, pela primeira vez, a EPED encontra-se a participar no projeto Parlamento Jovem da responsabilidade da Assembleia da República. Para o efeito, desde o primeiro período que alunos/as dos diferentes cursos e anos constituíram listas com dez alunos/as deputados/as e refletiram em três medidas para debater a temática proposta este ano pela iniciativa, a saber, a Igualdade de Género.

No dia 22 de janeiro, recebemos na escola o Deputado João Rebelo do CDS-PP que orientou uma sessão com os/as deputados/as das quatro listas constituídas referindo as funções do Órgão de Estado que representa bem como discutiu com os presentes algumas medidas pensadas que seriam apresentadas na Assembleia de Escola. A sessão decorreu num ambiente tranquilo, mas inquisitivo onde foi notório o interesse e curiosidade pela vida profissional dos políticos assim como pelo tema em discussão. No final, o senhor deputado, elogiou a nossa escola, os/as nossos/as alunos/as e os trabalhos desenvolvidos até ao momento no âmbito do Parlamento Jovem, destacando que fomos a única escola visitada por si, que desenvolveu ações complementares à iniciativa, nomeadamente, a exposição de quadros realizados pelos/as alunos/as de 2º ano no âmbito da temática da Globalização em articulação com a Igualdade de Género. Enalteceu, ainda, o facto de o projeto estar a decorrer com alunos/as que espontaneamente aderiram à problematização e discussão da Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Quarenta e oito horas depois, teve lugar a Assembleia de Escola, com a participação dos/as alunos/as deputados/as das quatro listas constituídas, os/as representantes dos/as alunos/as e as três professoras de Área de Integração da escola. Foram apresentadas e discutidas as medidas e, no final, os/as alunos/as elegeram os/as seus/suas deputados/as que irão representar a escola na Assembleia Regional do distrito de Setúbal bem como as  propostas que a seu ver melhor fundamentam a temática.

Esta iniciativa integra-se nos conteúdos programáticos dos módulos lecionados na disciplina de Área de Integração, procurando promover nos/as alunos/as o espirito critico assim como a tomada de consciência dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos, pertencentes a um lugar que é de todos e que precisa de organização politica e ética para se viver em felicidade e harmonia, a vida boa, segundo Aristóteles.

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