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Este ano, pela primeira vez, a
EPED encontra-se a participar no projeto Parlamento Jovem da responsabilidade
da Assembleia da República. Para o efeito, desde o primeiro período que alunos/as dos
diferentes cursos e anos constituíram listas com dez alunos/as deputados/as e
refletiram em três medidas para debater a temática proposta este ano pela
iniciativa, a saber, a Igualdade de Género.
No dia 22 de janeiro, recebemos
na escola o Deputado João Rebelo do CDS-PP que orientou uma sessão com os/as deputados/as das quatro listas constituídas
referindo as funções do Órgão de Estado que representa bem como discutiu com os
presentes algumas medidas pensadas que seriam apresentadas na Assembleia de
Escola. A sessão decorreu num ambiente tranquilo, mas inquisitivo onde foi
notório o interesse e curiosidade pela vida profissional dos políticos assim
como pelo tema em discussão. No final, o senhor deputado, elogiou a nossa
escola, os/as nossos/as alunos/as e os trabalhos desenvolvidos até ao momento no âmbito
do Parlamento Jovem, destacando que fomos a única escola visitada por si, que
desenvolveu ações complementares à iniciativa, nomeadamente, a exposição de
quadros realizados pelos/as alunos/as de 2º ano no âmbito da temática da Globalização
em articulação com a Igualdade de Género. Enalteceu, ainda, o facto de o
projeto estar a decorrer com alunos/as que espontaneamente aderiram à
problematização e discussão da Igualdade de oportunidades entre homens e
mulheres.
Quarenta e oito horas depois, teve lugar a
Assembleia de Escola, com a participação dos/as alunos/as deputados/as das quatro listas
constituídas, os/as representantes dos/as alunos/as e as três professoras de Área de
Integração da escola. Foram apresentadas e discutidas as medidas e, no final, os/as alunos/as
elegeram os/as seus/suas deputados/as que irão representar a escola na Assembleia Regional
do distrito de Setúbal bem como as
propostas que a seu ver melhor fundamentam a temática.
Esta iniciativa integra-se nos
conteúdos programáticos dos módulos lecionados na disciplina de Área de
Integração, procurando promover nos/as alunos/as o espirito critico assim como a
tomada de consciência dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos,
pertencentes a um lugar que é de todos e que precisa de organização politica e
ética para se viver em felicidade e harmonia, a vida boa, segundo Aristóteles.
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