Notícias > Artigos > EXAMES NACIONAIS 2018/2019
​​​​
Fevereiro 28
EXAMES NACIONAIS 2018/2019

​​Exames-Nacionais-2019.png



Informação relativa aos prazos de inscrição obrigatória para a 1ª fase dos Exames Finais Nacionais e das Provas de Equivalência à frequência do Ensino Secundário dos 11º e 12º anos de escolaridade:


Ações Exames Nacionais 2019.jpg

[1] Poderá ter lugar uma 2.ª chamada para a realização dos pré-requisitos para algumas instituições de ensino superior, nas condições e prazos fixados por deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para informações sobre a existência, condições de utilização e calendários, consultar a instituição de ensino superior em causa.

[2] Estas datas carecem de confirmação.


Local de realização da inscrição:

A inscrição nos Exames Nacionais deve ser efetuada na última escola pública frequentada ou numa escola da área de residência.

Devem solicitar,  junto da Secretaria da EPED, previamente à inscrição, a Declaração de Inscrição nos Exames Nacionais.

Alunos/as menores de idade devem adquirir, previamente, na Secretaria da Escola onde irão proceder à inscrição para os Exames Nacionais, o Formulário de Candidatura aos Exames Nacionais, que deverá ser entregue, no ato da inscrição, devidamente assinado pelo/a Encarregado/a de Educação. (Custo do Formulário de Candidatura aos Exames Nacionais: 2,00€).

No Portal da DGE devem proceder ao Pedido de Atribuição de Senha para a Candidatura. Este pedido irá ser enviado para o e-mail fornecido, devendo o mesmo ser imprimido e assinado pelo/a Encarregado/a de Educação, no caso de o/a aluno/a ser menor de idade e entregue no ato da inscrição nos Exames Nacionais.

Abaixo indicam-se os links úteis para a consulta mais exaustiva dos procedimentos relativos aos Exames Nacionais 2019:

  • Calendários de Exames Nacionais 1º e 2ª Fase:​

Calendário de Exames 1ª Fase

Calendário de Exames 2ª Fase​

  • Portal da Direção Geral de Educação - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior:
  • Guia Geral de Exames 2019:
  • IAVE Instituto de Avaliação Educativa, IP - Provas e Exames - Informações e Legislação 2018/2019:
  • Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames:                    

Guia Juri Nacional de Exames

  • Legislação no âmbito das alterações ao Regulamento do JNE e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário:

Despacho Normativo nº 3-A/2019, de 26 de fevereiro

Utilização de Calculadoras nos Exames Finais Nacionais:

​​​Divulgam-se as directrizes da DGE para a utilização de calculadoras nos Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2018-2019 e a lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2018/2019.

  • Para consultar o ofício da DGE clique aqui.
  • Para consultar a lista exemplificativa de máquinas de calcular clique aqui.​

Para esclarecimento de dúvidas, acerca do processo de inscrição nos Exames Nacionais, deverão contactar o Serviço de Orientação Escolar e Profissional da EPED.

Comentários

Não existem comentários para este artigo.