Notícias > Artigos > A EPED regressa à Assembleia da República
​​​​
Março 12
A EPED regressa à Assembleia da República
 
Num dia cinzento e chuvoso, as turmas P58 e P62 subiram até ao largo de São Bento para conhecer as diferentes salas que compõem o Palácio de São Bento, com destaque para a sala dos Passos Perdidos e para a sala das Sessões.

Em cada uma das salas, a Guia relatou acontecimentos históricos na conquista progressiva dos direitos e deveres fundamentais à sobrevivência humana em sociedade e que hoje se encontram na Constituição da República Portuguesa. Justamente, reconheceu o contributo de personalidades como Columbano Bordalo Pinheiro, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, a Rainha D.Maria II, Padre António Vieira, Infante Dom Henrique, entre outros, que, não obstante, longínquos no tempo, mas presentes na nossa memória coletiva por terem emprestado o seu talento e magnetismo à constituição da Nação.

No período da tarde, os/as alunos/as assistiram ao plenário, com a presença dos/as deputados/as eleitos/as nas últimas legislativas. Presidiu a sessão o Presidente da Assembleia da República, os/as alunos/as conseguiram identificar algumas figuras bem conhecidas da cena política nacional, como Mariana Mortágua (BE); Bruno Dias (PCP); Maria Luísa Albuquerque (PSD); Teresa Caeiro (CDS-PP), entre outros, tendo os/as alunos/as ficado chocados com o uso frequente do telemóvel e as conversas paralelas ao debate.

Globalmente, a visita de estudo decorreu num ambiente controlado (sem interrupções inconvenientes, revelando todos/as os/as alunos/as atenção e interesse pelo que iam ouvindo e observando). Num dia de chuva e numa visita com algumas limitações, foi notório mais uma vez o clima de cooperação entre as duas turmas tornando a iniciativa pedagógica um sucesso.

Imagem 1.JPG


Comentários

Não existem comentários para este artigo.