Notícias > Artigos > Matrículas 2021/2022 | PORTAL DAS MATRÍCULAS | Procedimentos e Orientações
​​​​
Junho 09
Matrículas 2021/2022 | PORTAL DAS MATRÍCULAS | Procedimentos e Orientações

​Informa-se os/as alunos/as, maiores de idade, e os/as Encarregados/as de Educação, dos/as alunos/as menores de idade, que, decorrente da matrícula efetuada na EPED, para a frequência do 1º ano (10ºano), no ano letivo 2021/2022, deverão proceder à vinculação da mesma, com o Ministério da Educação, no Portal das Matrículas, ao qual poderão aceder "AQUI".


Normas sobre a formalização da matrícula, no Portal das Matrículas

O Despacho Normativo nº 6/2018 estipula as regras referentes aos procedimentos de matrícula e renovação da matrícula. No caso das renovações de matrícula, estas dividem-se entre as que são automáticas, quando se trata dos "(...) anos escolares subsequentes ao da primeira matrícula no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e até à conclusão do ensino secundário, em qualquer uma das suas ofertas educativas (...)" e as que não são automáticas quando se refere à "renovação de matrícula para cada início de ciclo e a renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de educação ou ensino (...)."

Assim, apenas se consideram renovações automáticas aquelas que ocorrem em anos não iniciais de ciclo e que não impliquem transferência de estabelecimento de ensino.

São consideradas renovações não automáticas as renovações nos anos inicias de ciclo (10º ano) e as renovações que impliquem transferência de estabelecimento de ensino. 

Nos termos do nº 1, do artigo 7º, as renovações não automáticas devem ser registadas e tramitadas no Portal das Matrículas, disponível entre 18 e 30 de junho de 2021, no endereço acima indicado.

A documentação a solicitar para efeitos de renovação de matrícula é aquela que consta do formulário disponibilizado no Portal, na área de comprovativos a anexar, devendo ser consultado os "Procedimentos relativos à Matrícula no Portal das Matrículas", que se disponibiliza infra.

No Portal das Matrículas está disponível um vídeo, no qual é explicada a utilização do Portal, para as renovações não automáticas, tal como defindias nos pontos anteriores, ao qual poderá aceder "AQUI", bem como uma área de perguntas frequentes, relativamente ao Despacho Normativo nº 6/2018, que poderá consultar "AQUI".

Para facilitar este processo, foi elaborado um documento auxiliar, com os procedimentos relativos à matrícula no Portal das Matrículas, que serve de orientação e apoio ao preenchimento e que se encontra disponível infra.

Procedimentos relativos à Matrícula no Portal das Matrículas 2021.pdfProcedimentos relativos à Matrícula no Portal das Matrículas 2021.pdf

No caso de subsistir alguma dúvida ou se necessitar de informações adicionais, deverá contactar os serviços da EPED, telefonicamente, para o nº 212946040.






























Comentários

Não existem comentários para este artigo.