Parlamento dos Jovens > Artigos > Parlamento dos Jovens
​​
Janeiro 27
Parlamento dos Jovens


     Com a finalidade de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade, o projeto Parlamento dos Jovens, da responsabilidade da Assembleia da República e do Instituto Português do Desporto e da Juventude, chegou à EPED pela primeira vez na edição 2018, culminando com a presença dos nossos alunos na sessão nacional, em maio de 2018, juntamente com alunos de escolas de todo o País.

 parlamento dos jovens.jpg

     No presente Ano Letivo, a discussão centra-se em torno do Aquecimento Global. Os/as alunos/as de 1º, 2º e 3º anos já se encontram mobilizados/as para a iniciativa, com a constituição das listas e a respetiva preparação para um debate que se pretende enriquecedor a nível de conhecimentos sobre a matéria, mas também ilustrativo de valores cívicos, tão fundamentais à salvaguarda de uma sociedade democrática, plural e, em última instância, mais humana. Como dizia Aristóteles, há 25 séculos, é na pólis que o Homem encontra a sua felicidade, cumprindo com o seu destino humano de ser simultaneamente um animal social e político.

Em pleno século XXI, o conceito de cidadania também inclui as mulheres, por isso, a iniciativa do Parlamento dos Jovens é aberta a todos/as que tencionam, com o seu pensamento crítico e criativo, participar num debate de inquietações comuns.​ 

Comentários

Não existem comentários para este artigo.